Programação cultural no Teatro Municipal diverte crianças e adultos

A programação contou com visitas lúdicas guiadas por personagens cênicos, oficinas de circo, teatro, musicalização, construção de brinquedos, brincadeiras coletivas e muito mais.

Por Emanuele Pasqualotto

12/01/2019

A alegria de crianças, jovens e adultos contagiou a todos nesta sexta-feira (11) no Teatro Municipal. É que o Espetáculo Infantil CircoLinho, que faz parte do Projeto “Formação de Público Infantil”, promoveu oficinas de palhaçaria, malabares, mágica e musicalização.

É uma proposta de colônia cultural brincante, envolvendo grandes artistas educadores da cidade de Salvador (BA) e Boa Vista. As atividades se iniciaram no dia 9 de janeiro e se encerram na tarde deste sábado (12). Cerca de 50 crianças participaram da programação, que começou no início da tarde e entrou pela noite. Ao final de toda a programação, as crianças receberam um certificado artístico pela participação no evento.

O projeto tem como base artística pedagógica o estímulo ao protagonismo infantil. A programação contou com visitas lúdicas guiadas por personagens cênicos, oficinas de circo , teatro, musicalização, construção de brinquedos, brincadeiras coletivas e lanches naturais e, além de todas as atividades, as crianças assistiram a apresentação do  espetáculo infantil “ CircoLinho – Um Circo no Palco” .

“A palavra clara e direta é formar um cidadão comum, respeitando seus espaços e conhecendo novos espaços, no qual estamos conhecendo o teatro municipal. Nós reafirmamos isso por meio destas oficinas para que as crianças possam despertar, ter autoconhecimento e criatividade, disse o arte educador Edney Martins, responsável pelas oficinas de mágica e musicalização.

Para a estudante de 10 anos, Sofia França Cruz Duarte, o sentimento em poder participar da programação com a oficina de mágica é de alegria.  “A gente fez malabarismo, aula de mágica, aula do pano (tecido acrobático) e é muito legal porque a gente vai aprendendo a cada dia novas coisas e isso está sendo divertido, muito divertido”, constatou.

A estudante de enfermagem, Larissa Queiroz, frisou a importância de participar da oficina de musicalização, mesmo o seu curso sendo totalmente diferente. “Na enfermagem, nós temos um projeto em parceria com os cursos de psicologia e medicina, chamado de Sensibilizart , que é humanizar através da arte e neste projetos temos quatro frentes de atuação e uma delas é a musicoterapia. Eu estou no projeto há cinco anos e quando recebi aa mensagem para participar achei super encantadora e louvável a oportunidade de fazer a oficina de musicalização”, concluiu.

Projeto – A+Comunidade é uma produtora artística Pedagógica com Responsabilidades Sociais, idealizadora da Companhia Arte CircoLar e desenvolvedores de projetos culturais para a observação da infância há sete anos. Situada em Boa Vista, promove um intercâmbio cultural com a cidade de Salvador (BA).

A metodologia utilizada se baseia na valorização da infância, com estímulo ao protagonismo infantil por meio da cultura do brincar, baseado em duas teses de doutorado, “O Palhaço Educador”, de Igor Sant’Anna (o palhaço Caxambó), pela Universidade Estadual da Bahia e “A Formação de Público”, de Ney Wendel, pela Universidade Federal da Bahia, ambas as teses adaptadas ao mundo lúdico infantil.

“Uma oportunidade de fazer um intercâmbio e para artista é sempre muito bom fazer intercâmbio, uma coisa muito interessante. E quando a gente ensina, a gente também aprende ensinando também. A minha tese foi feita em uma universidade pública, ela é disponível. E eu estou tendo a oportunidade de disseminar essas descobertas e a minha pesquisa pelo Brasil. Contribuindo para uma coisa que eu acredito que é o desenvolvimento cultural”, enfatizou o palhaço educador e artista Igor Sant’Anna.