Comunidades indígenas de Boa Vista recebem placas de identificação turística

Ao todo, a prefeitura implantou 34 placas de identificação direcional em 16 comunidades indígenas, que facilitarão o acesso a essas localidades.

Por Jéssica Costa

11/02/2019

A Prefeitura de Boa Vista também tem um olhar especial voltado aos povos indígenas. E pensando na qualidade de vida e na valorização dos moradores dessas regiões, a prefeita Teresa Surita implantou 34 novas placas de identificação turística em 16 comunidades, seguindo os mesmos moldes do que foi feito na capital no último mês.

Proporcionar mais conforto e uma melhor qualidade de vida para a população faz parte do planejamento e gestão da prefeita. A Secretaria Municipal de Agricultura e Assuntos Indígenas (Smai) foi a responsável por mapear os principais pontos e sinalizá-los com placas direcionais, identificando os nomes de todas as comunidades indígenas e a distância exata entre elas.

De acordo com Guilherme Adjuto, secretário adjunto da Smai, a implantação das placas se fez necessária pois, até então, não havia nenhum tipo de identificação direcional na região. “Se você não mora na região e não conhece bem o lugar, você não consegue chegar a determinadas comunidades, pelo fato de não haver sinalização. Ou seja, se uma compra é feita na cidade e a empresa precisa entregar o produto, se não estiver acompanhada de um indígena, não consegue realizar a entrega”, destacou.

Guilherme Adjuto – Secretário adjunto de Agricultura

Segundo Guilherme, os próprios técnicos e servidores da Smai tinham dificuldade para chegar a comunidades mais distantes, devido à ausência de sinalização. “Nós mesmos tínhamos dificuldade para chegar em comunidades como Três Irmãos e Bom Jesus, por exemplo. Com essa nova sinalização, qualquer pessoa que vier as comunidades terá mais facilidade para encontrá-las. É uma forma também de valorizar as comunidades e o indígena se sente valorizado pela prefeitura, que está fazendo um trabalho muito bacana de sinalização para as 16 comunidades do munícipio”, ressaltou.

Para o morador da Serra do Truaru, Júlio Cézar, a realidade das comunidades indígenas é outra desde que foram identificadas. "Há muito tempo esperávamos por isto. O trabalho de identificação através das placas ficou muito bom e, hoje, todos que precisam vir até aqui sabem exatamente onde está cada comunidade e a distância entre uma e outra", destacou.