Social

Dedo Verde - Ex-integrante conta como o projeto da Prefeitura contribuiu para a sua qualidade de vida

Ingrid decidiu relembrar àquela época durante uma visita ao Horto Municipal. Momento em que ela aproveitou um bate papo com a nova geração de adolescentes.

Por Ceiça Chaves

15/02/2019

Com apenas 14 anos de idade, jovem menina Ingrid Inaiá Corrêa iniciava sua experiência no Dedo Verde, iniciativa criada há 25 anos pela prefeita Teresa Surita. Ingrid fazia parte de uma das primeiras turmas de adolescentes do projeto. E hoje, aos 33 anos, formada e empresária do ramo de modas, ela decidiu relembrar àquela época, durante uma visita ao Horto Municipal e também aproveitou um bate papo com a nova geração.

Ingrid relatou que antes, as atividades eram tanto internas, quanto externas. A turma de adolescentes embelezava a cidade com o trabalho de plantação e compostagem nos canteiros municipais, trabalho esse que se estendia ao Horto Municipal. 20 anos depois, ela reconhece a importância que o projeto teve em sua vida e também que ela é fruto do investimento e cuidado da prefeita Teresa Surita para com os jovens.

“O projeto foi uma base para mim. Foram momentos felizes que vivemos e que me deu um retorno grande por eu ser a pessoa que sou hoje. Relembrar tudo isso novamente, contar a minha história para os jovens que hoje lá estão, é uma satisfação imensa, porque eu posso ser exemplo para eles”, ressaltou.

Ingrid Inaiá Corrêa – ex- integrante do Dedo Verde

Para a coordenadora do Dedo Verde, Karuliny Maia, receber Ingrid foi gratificante, porque ela serve de exemplo e mostra que todo o investimento que a prefeitura faz na área social e ambiental não é em vão.

“ São famílias que estavam em vulnerabilidade, que não tinham esperança de um futuro, mas que tivemos uma idealizadora, visionária, a prefeita Teresa Surita, que criou esse programa há mais de 25 anos. Apesar de todas as adversidades, temos fé que o nosso trabalho sempre vai render bons frutos, que serão árvores, assim como foi a Ingrid, que daqui há alguns anos vão retornar e contar a sua história para outros meninos que ainda não sabem o que querem do futuro”, ressaltou.

Karuliny Maia – coordenadora do programa

O Dedo Verde foi implantado em 1993, na primeira gestão da prefeita Teresa Surita e já beneficiou mais de 4 mil jovens na capital. Atualmente atende 100 jovens entre 14 e 18 anos. O programa oferece oficinas ambientais e profissionalizantes, tais como: plantas medicinais, frutíferas, horticultura, esporte, educação ambiental e os encontros de família através do Dialogando com os pais .

Além disso, o programa também disponibiliza benefícios como bolsa no valor de R$ 180 reais, lanche, transporte, fardamento e acompanhamento psicossocial e pedagógico. O programa tem suas ações focadas na ampliação, da rede de proteção, defesa dos direitos, prevenção de risco, fortalecimento de vínculos sociais e familiares e a conservação ambiental.

Ingrid ficou encantada com todas as mudanças por quais o Dedo Verde passou ao longo dos anos, fruto da gestão eficiente da prefeita Teresa, de quem a jovem é uma das grandes admiradoras. “Eu acompanho todos os projetos sociais e eu fico encantada pela estrutura, a base, e o carinho que todos recebem. Isso desperta o amor na pessoa, em acreditar em si próprio. Muitos, às vezes não tem esse carinho dentro da própria casa e lá eles recebem. Essa é a base: o amor e respeito pelo próximo é a minha admiração pela prefeita Teresa Surita”, declarou.