Educação

Prefeita Teresa Surita apresenta novo Currículo da Educação Infantil de Boa Vista

O currículo é um passo importante para a educação municipal e está alinhado à Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Por Shirleia Rios

12/02/2019

Jornalista: Shirleia Rios
Esta terça-feira, 12, se tornou uma data histórica para a educação infantil da capital. A prefeita Teresa Surita apresentou o Currículo da Educação Infantil de Boa Vista, sendo o primeiro para a educação infantil de Roraima e o primeiro da região Norte.  Um marco com viés educativo e um legado para as futuras gerações da capital.
O currículo está alinhado à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e reafirma o compromisso da gestão municipal com a Primeira Infância. Dessa forma, norteará o ensino nas creches e pré-escolas da rede municipal, que atendem alunos de 2 a 5 anos de idade.
Abbie Raikes, representante da Measuring Early Learning Quality Outcomes - Melqo (foto: Andrezza Mariot)
Boa Vista está entre os primeiros municípios do Brasil a apresentarem propostas para esta modalidade educacional. Ao todo, 87 unidades de ensino terão o currículo, incluindo escolas rurais e indígenas. A implantação do nas escolas acontecerá de forma gradativa até o próximo semestre.
“Esse currículo é um passo importantíssimo para nossa educação, porque é o currículo que está alinhado à base nacional curricular e, além disso, é voltado para a primeira infância e para a pré-escola, coisa que ainda não existe com essa clareza e com essa definição no Brasil”, destacou a prefeita de Boa Vista, Teresa Surita .

Teresa Surita – Prefeita de Boa Vista

A nova proposta coloca a criança como protagonista do processo educativo, sendo o centro do planejamento pedagógico, em que por meio do lúdico e da interatividade, constrói o seu próprio conhecimento e vivencia novas experiências de aprendizagem. Foi construído de maneira colaborativa e abordagem específica para a 1ª infância.
Prefeita Teresa Surita: "Esse currículo é um passo importantíssimo para nossa educação"
“É um avanço imenso principalmente com o olhar que nós temos para a primeira infância, que você começa a encaixar as peças desde a gravidez no Família Que Acolhe (FQA), indo para as creches, Casas Mãe, passando pela pré-infância e entrando no ensino fundamental. Com isso a gente fecha o ciclo mais importante da vida de uma pessoa, com muito cuidado e baseado em estudos científicos que vai fazer a diferença na vida dessas crianças”, frisou.

Teresa Surita – Prefeita de Boa Vista

Na cerimônia de lançamento, estiveram presentes Abbie Raikes e Claudia Costin, ambas reconhecidas internacionalmente pelo trabalho vinculado à educação e à primeira infância. Abbie representa a Measuring Early Learning Quality Outcomes (Melqo ) e Claudia Costin, do Centro de Excelência e Inovação em Políticas Educacionais (CEIPE).
O primeiro para a educação infantil de Roraima e o primeiro da região Norte. Um marco com viés educativo e um legado para as futuras gerações de Boa Vista (foto: Jackson Souza)
Parceria – A Prefeitura de Boa Vista fez uma parceria com a Fundação Maria Cecília Souto Vidigal para elaboração desse trabalho, que vem sendo discutido e elaborado desde o final de 2017. O currículo foi construído com o suporte do CEIPE. A proposta curricular teve subsídio de avaliação (diagnóstico) da MELQO.
“É um currículo que foi elaborado muito rico, com parceiros de altíssimos nível, como por exemplo Claudia Costin (diretora do Ceipe), o acompanhamento da Melqo, que é um departamento que avalia o desenvolvimento infantil ligado a Universidade de Nebraska, mais a fundação Maria Cecília Souto Vidigal. Foi um currículo construído durante um ano inteiro, junto com nossos professores, junto com a sociedade e junto com as crianças”, destacou a prefeita.

Teresa Surita – Prefeita de Boa Vista

A elaboração de um currículo próprio para a educação infantil não é uma ação isolada, pois traz em si o reflexo de inúmeros outros avanços que Boa Vista vem conquistando. Desde os primeiros anos da gestão Teresa Surita, foi estabelecida como prioridade uma política pública de educação baseada em ações integradas, planejamento rigoroso e avaliação contínua.
Claudia Costin, do Centro de Excelência e Inovação em Políticas Educacionais (CEIPE)
“O currículo de Boa Vista é bastante inovador e atualizado. Parte da Base Nacional Comum Curricular e, num certo sentido, ele é único no Brasil, porque ele se constrói em cima do sucesso que Boa Vista já teve na primeiríssima infância, tanto com as visitações domiciliares, quanto com o trabalho que é feito nas Casas Mãe”, destacou Claudia Costin, diretora do CEIPE.

Cláudia Costin – Diretora do CEIPE

Ela ressalta que o currículo traz uma visão muito contemporânea e que se trabalha com as crianças não só a questão das competências cognitivas, a questão da linguagem, da matemática, mas também competências socioemocionais. “Como a persistência, empatia, a questão da diversidade, de como a cidade e a escola tem que lidar com a diversidade e um mundo de imaginação e criatividade que são tão urgentes”, pontuou.
O representante da Fundação Maria Cecília Souto Vidigal, Eduardo Marino, ressaltou que a data de hoje é motivo de celebração. “Em função dessa etapa importante que foi cumprida, da construção desse currículo, com a participação intensa da equipe da educação, contando com o apoio do Ceipe. E nós esperamos voltar aqui para celebrar outras etapas de outros programas que estamos apoiando. Sempre com a certeza de que o município de Boa Vista está bem estruturado para contribuir para o desenvolvimento de todas as crianças”, Eduardo Marino, representante da Fundação Maria Cecília Souto Vidigal.

Eduardo Marino - representante da Fundação Maria Cecília Souto Vidigal

Boa Vista, capital da 1ª Infância – Boa Vista tem um trabalho diferenciado com a primeira infância. Antigamente não se ouvia falar em Primeira Infância em Roraima, o termo era totalmente desconhecido.  Com esse olhar diferenciado no desenvolvimento das crianças, Boa Vista se tornou referência internacional. Desde 2013, a gestão investiu na cidade pensando nas crianças:
- Construção de abrigos de ônibus com temáticas da primeira infância;
- Atendimento humanizado em hospital;
- Ensino diferenciado nas escolas/ Merenda de qualidade;
- Família Que Acolhe, reconhecido internacionalmente;
- Parquinhos lúdicos em praças e escolas;
- Espaços especiais para as crianças nos principais eventos culturais da cidade, com serviços, salas de amamentação e atendimentos diversos.