ACOMPANHE A PREFEITURA NAS REDES SOCIAIS Facebook Twitter Youtube SoundCloud Instagram
Home|Notícias|Boa Vista Referência no Brasil - Prefeita Teresa Surita palestra sobre 1ª infância em seminário internacional
NOTÍCIAS
Social
12/03/2019 15h55
Boa Vista Referência no Brasil - Prefeita Teresa Surita palestra sobre 1ª infância em seminário internacional

Jornalista: Shirleia Rios

 

A prefeita de Boa Vista, Teresa Surita, participou nesta terça-feira, 12, em Brasília, do ‘Seminário Internacional da Primeira Infância - O Melhor Investimento para Desenvolver uma Nação’. O evento, promovido pelo Ministério da Cidadania, contou com a participação dos maiores especialistas internacionais e brasileiros nesta política pública, que inclusive já foi tema de Prêmio Nobel de Economia.

 

O seminário busca divulgar estudos e experiências para comprovar que investir em políticas públicas voltadas à 1ª infância transformam a realidade de novas gerações. Além de provocar reflexões que qualifiquem e ampliem o atendimento aos primeiros anos de vida de uma criança. Teresa foi convidada a palestrar no evento por conta das políticas públicas desenvolvidas em Boa Vista por meio do Programa Família Que Acolhe (FQA).

 


 

“Eu tenho a honra de participar e mostrar como nos tornamos referência neste cuidado com a crianças. Esta política pública que é um consenso como investimento para melhorar o futuro de uma sociedade. E as parcerias internacionais e nacionais que desenvolvemos para dar atenção necessária aos primeiros anos de vida de uma pessoa. Acreditamos que investir nos primeiros anos de vida de uma pessoa pode impulsionar resultados educacionais e econômicos de uma cidade. É gratificante o cuidado com nossas crianças ser referência”, frisou a prefeita.

 

Caso de sucesso – Ao tornar a primeira infância uma prioridade em Boa Vista, a prefeita Teresa Surita chamou a atenção do mundo para essa temática por meio do Programa Família Que Acolhe. Depois do reconhecimento de instituições nacionais e internacionais e especialistas em primeira infância, a prefeita foi convidada a palestrar em vários eventos no mundo compartilhando as experiências do programa.

 

“A prefeita Teresa Surita fez muito além do que qualquer um fez em termo de primeira infância em seu município, com o poder que ela tem como prefeita. Hoje certamente Boa vista é uma capital voltada à primeira infância e referência internacional. Todos os parceiros que ela tem são em função desse grande trabalho”, destacou o ministro da da Cidadania, Osmar Terra.

 


 

Conquistas – Boa Vista se tornou a Capital da Primeira Infância e a cidade passou ter um olhar especial voltado a esse público. Cada vez mais investimentos são feitos onde a primeira infância seja prioridade.

 

 

“Dentre as conquistas podemos citar: espaços públicos otimizados para as crianças, ensino estruturado com base científica, profissionais habilitadas para lidar com a primeira infância, serviços públicos de qualificados e humanizados, controle de acompanhamento com resultados e vínculos familiares fortalecidos”, pontuou a prefeita.

 

 

Parcerias – Ao longo de sua existência, o Família Que Acolhe mantém parcerias de sucesso com diversas instituições, como Instituto Maria Cecília Souto Vidigal, Universidade de Harvard, Banco Interamericano de Desenvolvimento, Saving Brains (Canadá), Fundação Bernard Van Leer (Holanda), Universidade de New York e The New York Academy of Sciences, entre outros.

 


 

“Quero agradecer aos nossos parceiros por serem tão atuantes e acreditarem no nosso trabalho. Sem eles não teríamos avançado tanto”, destacou a prefeita Teresa Surita.

 

FQA – O Programa Família Que Acolhe, criado em 2013 na gestão da prefeita Teresa Surita, é uma política pública integrada de educação, saúde e desenvolvimento social, que reforça os cuidados com a infância desde a gestação. Atualmente o programa atende 13.751 beneficiárias e é reconhecido nacional e internacionalmente como uma política pública inovadora de cuidado com a primeira infância.

 

FALE BOA VISTA LIGUE 156
Prefeitura Municipal de Boa Vista, Trabalhar e Cuidar das pessoas
Prefeitura Municipal de Boa Vista
Palácio 9 de Julho | Rua General Penha Brasil, 1011 - São Francisco | CEP: 69305-130 TELEFONE: 156 | Boa Vista - Roraima - Brasil