Agricultura e Pecuária

Expodireto Cotrijal - Agricultores indígenas de Boa Vista visitam propriedades de referência no Rio Grande do Sul

Por Emanuele Pasqualotto

19/03/2019

Transformar Boa Vista na melhor fronteira agrícola do norte do país é um dos compromissos da prefeita Teresa Surita. Na última semana, três agricultores indígenas, Dinarte Pereira, responsável pela produção das pimentas Tay Tay; tuxaua Alquino Augusto, recordista de produção de milho, e Leoncio Lourenço, destaque em hortifrúti, além de cinco produtores rurais participaram da 20ª Expodireto Cotrijal, no Rio Grande do Sul.

Todos foram premiados no Plano Municipal de Desenvolvimento do Agronegócio (PMDA) da Prefeitura de Boa Vista e puderam participar de uma das maiores feiras do agronegócio brasileiro e também da América Latina, com foco na agricultura de precisão. A viagem do grupo teve repercussão nacional nos principais veículos de comunicação do estado do Rio Grande do Sul e de São Paulo. Como parte da programação após a feira, a cidade de Farroupilha foi escolhida para a realização de várias visitas técnicas.

Os primeiros locais visitados foram às empresas Silvestrin Frutas e Euro Company. A primeira está no mercado desde 1995 e atua na área de logística e transporte de cargas rodoviárias com a distribuição de variados tipos de frutas, hortaliças e legumes a nível nacional e internacional. A segunda, mais recente, trabalha com processamento e a exportação de frutas desidratadas.

O secretário de agricultura e assuntos indígenas Marlon Buss explicou que um dos objetivos da visita foi mostrar os pontos positivos do estado de Roraima no que diz respeito à produtividade.

“Nós construímos uma proposta de trabalho com a nossa equipe que é o Plano Municipal de Desenvolvimento do Agronegócio (PMDA) e que consiste em levar para o produtor em cada estágio que ele possa estar, a condição de produzir com tecnologia e obter alta produtividade. Essa proposta deu um novo significado aos produtores, hoje estamos colhendo bons resultados e o objetivo é cada vez evoluirmos mais. Essa viagem por meio da premiação é a consolidação da busca por informações e novas tecnologias”, enfatizou.

O grupo foi recebido pelo diretor da empresa João Fernando Silvestrin que falou um pouco sobre o trabalho realizado. “A nossa missão é oferecer um serviço de qualidade, procurando atender os nossos clientes durante todos os dias do ano, para isso investimos em tecnologia e em uma estratégia para que não falte no mercado às frutas que nossos clientes querem. Ficamos muito contentes por receber o grupo de Roraima e com certeza estamos abertos a uma parceria comercial”, destacou.

Propriedades produtoras de frutas e mudas de hortaliças também foram o foco da visita

A comitiva também visitou algumas propriedades produtivas de referência no estado. Entre elas a HortiBazzo, propriedade especializada especificamente na produção de mudas de hortaliças com comercialização de mais de 10 milhões de mudas por mês, atendendo a mais de 200 clientes de 40 cidades.

O Grupo pôde conhecer o processo de produção das mudas, que funciona de forma mecanizada. Outras duas propriedades produtoras de uvas e pêssegos também foram visitadas pelos agricultores familiares. O agricultor Josimar Costa Araújo, destaque na produção de batata doce salientou que procurou aproveitar cada momento da viagem.

“Tudo foi aprendizado, os dias na feira onde pudemos buscar e conhecer muitas tecnologias, as visitas técnicas no município de Farroupilha. Nós pudemos dessa forma agregar valor e conhecimento a nossa missão técnica e agora nós temos a certeza de que poderemos evoluir ainda mais e aumentar a nossa produção”, finalizou.

Para o agricultor familiar recordista na produção de melancia Francisco da Conceição Matos foi muito importante participar da feira e conhecer essas empresas essenciais para o processo comercial no pós-colheita. “Senti-me empolgado com tudo isso e não tenho dúvidas de que as frutas que nós produzimos em Boa Vista não deixam a desejar em qualidade em vista de outros polos de produção brasileiros. Agora é trabalhar ainda mais para aumentar a produtividade e integrar o cenário do mercado nacional”, concluiu.