Agricultura e Pecuária

Expodireto Cotrijal - Feira proporciona acesso de produtores de Boa Vista às melhores tecnologias agrícolas do Brasil

Preparar a terra para o plantio e almejar uma boa colheita com números positivos é o desejo de qualquer agricultor. E em Boa Vista isso tem sido possível graças aos investimentos feitos pela prefeita Teresa Surita no agronegócio, com o compromisso de desenvolver o setor.

Por Emanuele Pasqualotto

14/03/2019

O Plano Municipal de Desenvolvimento do Agronegócio (PMDA), executado pela Secretaria Municipal de Agricultura e Assuntos Indígenas (SMAAI), é o carro chefe desse processo e tem sido uma ferramenta muito importante para divulgar as potencialidades agrícolas do município de Boa Vista a nível nacional.

E os agricultores destaques de produtividade por meio do plano vivenciam uma experiência totalmente nova, com o acesso às melhores tecnologias no que diz respeito à máquinas e equipamentos agrícolas, produção vegetal e animal, agricultura familiar, meio ambiente, pesquisa e serviços voltados ao campo.

Os benefícios da Expodireto Cotrijal vão desde a informação assimilada em uma conversa informal entre o pesquisador e o produtor rural, até palestras com foco específico, passando por demonstração de produtos e serviços. Tudo está disponível para ser conhecido, avaliado e adotado. A ampla programação encurta caminhos entre as fontes geradoras de tecnologia e o agricultor.

Para o secretário municipal de agricultura e assuntos indígenas, Marlon Buss, a grande importância de visitar a feira é o fato de o grupo estar em um ambiente com a mais alta tecnologia oferecida no país.

“ Hoje aqui na Expodireto nós temos isso em nossa frente e é o que temos que buscar. Temos a oportunidade de fazer tudo da maneira mais correta em nosso estado e, nós estamos iniciando as nossas atividades. Então este é o caminho, é a minha orientação como secretário e também é o que eu busco como produtor, levar o que há de melhor em termos de tecnologia para fazermos excelentes lavouras e obtermos alta produtividade”, enfatizou

Agricultores avaliam viagem como positiva para agregar valor e conhecimento ao trabalho no campo

Uma das visitas que o grupo fez foi na fábrica da Stara, uma empresa de máquinas e equipamentos agrícolas. Além da história da empresa criada em 1960 eles puderam conhecer cada processo de fabricação e montagem das maquinas e implementos.

O agricultor Francisco Teixeira Lima destacou que foram as máquinas que mais o chamou a atenção na feira. “As máquinas e implementos que existem hoje de lançamento não tinha nem como imaginar. São equipamentos que você trabalha com uma facilidade de toque, tudo hidráulico com um sistema que não há nem comparação, a feira em geral é uma coisa linda, o povo acolhedor. Aonde chegamos somos tratados com bondade e carinho e com certeza quero retornar”, disse.

As palestras sobre manejo de soja foram o foco do agricultor Rene Paludo, destaque na produção do grão no município.

“Os índices de produtividade aqui são impressionantes na soja, no milho e em outros produtos apresentados. Pudemos ver exemplos magníficos nas palestras que participei. Também constatei uma evolução muito grande no que diz respeito à qualidade das sementes e a adaptação e mudanças para melhor nos equipamentos utilizados para o plantio, são detalhes que vão aperfeiçoando a agricultura e que parece pouco, mas na prática representa muito e por isso é importante buscarmos essa tecnologia pensando que existe um custo, mas que o custo/benefício pode ser maior e tornar alguma cultura viável”, ponderou.

Para o agricultor indígena Dinarte Pereira da Silva, tudo mostrado na feira chamou a sua atenção. “Assisti a palestra sobre a batata doce e me interessei em começar a cultivar. Estou gostando muito da feira, aproveitando o máximo que posso e, feliz por ver inovação e tecnologia em termos de irrigação, aradagem da terra, as máquinas que se apresentam em sua melhor versão e eu acho que facilitará muito para nós pois tenho certeza que essas tecnologias chegarão logo a Roraima para produzirmos mais”, concluiu.

Expodireto - A Expodireto Cotrijal é uma das maiores feiras do agronegócio brasileiro inclusive a nível internacional. É focada em tecnologia e negócios, além de contribuir de forma decisiva para o desenvolvimento do setor como um todo. O principal objetivo é aproximar o agricultor do conhecimento, das informações, da tecnologia , além de ótimas oportunidades de negócios e também de importantes debates ligados ao meio rural.