Tecnologia

Robótica - Equipe de Boa Vista se destaca no primeiro dia de disputa da etapa nacional do Torneio First Lego League no Rio de Janeiro

Muito trabalho, esforço e dedicação levou as 10 crianças da equipe de elite da robótica do Centro de Ciência, Tecnologia e Inovação (CCTI), da Prefeitura de Boa Vista à etapa nacional do Torneio de Robótica FIRST® LEGO® League, que está ocorrendo neste final de semana, no Píer Mauá, Rio de Janeiro.

Por Jéssica Costa

16/03/2019

Equipe I, Robot do CCTI foi a primeira colocada da região norte e representa Roraima na etapa nacional do Torneio First Lego League (Fotos: Andrezza Mariot)

Neste sábado, 16, houve a apresentação das equipes e o início das competições. O evento tem continuidade neste domingo, 17, e será anunciada a melhor equipe do Brasil. A equipe de robótica do CCTI foi a primeira colocada na etapa regional, realizada no final do ano passado, em Manaus e garantiu a vaga para o nacional.

Para o diretor do CCTI , Johnny Pereira, a classificação da equipe I, Robot na etapa nacional do First Lego League é um momento único para Roraima. As crianças fizeram história neste torneio por se destacarem em todas as avaliações que passaram para chegar até esta etapa, sendo a melhor equipe da região norte.

“Boa Vista faz parte agora de um grupo seleto que conta com as melhores equipes de robótica do país. Foi apresentado um projeto de pesquisa que chamou a atenção de muita gente, por crianças acima da média. Esses são os ingredientes de uma vitória que começou em Boa Vista, patrocinada e mantida pela Prefeitura de Boa Vista, através da Secretaria Municipal de Tecnologia e Inclusão Digital”, destacou.

Ele ressaltou que nada disso seria possível sem o apoio da prefeita Teresa Surita, que investe em tecnologia educacional voltada à Primeira Infância. “Queremos agradecer a prefeita por ter proporcionado mais esta oportunidade as crianças, que já tem no currículo a participação na Olimpíada Brasileira de Robótica etapa nacional e o feito inédito de serem classificados no torneio FLL etapa regional em primeiro lugar, sendo assim, classificados para a etapa nacional”, disse.

O Torneio

Com uma temática baseada em um assunto cientifico do cotidiano, que este ano foi Into Orbit (“Em órbita”), a equipe precisou elaborar um projeto de pesquisa identificando problemas e propondo soluções à curto prazo. A equipe I, Robot foi a responsável pelo “Teletransporte”, focada na falta de interação social do astronauta e sua família durante uma viagem espacial.

Além disso, os participantes foram os responsáveis por construir e programar robôs autônomos baseados na tecnologia LEGO® Mindstorm, para cumprir uma série de missões relacionadas ao tema, celebrando a descoberta do trabalho em grupo, guiadas pelos valores da competição. Os quesitos avaliados são: Projeto de pesquisa, Core Values e desafio do robô.

Para encontrar a solução do problema do projeto de pesquisa, eles contaram com o apoio dos estudantes do Programa de Talentos do CCTI e, a partir daí, foi criado um jogo com realidade virtual em que exista relação social do astronauta com a família. O jogo “Teletransporte” já está disponível para download gratuito.

I, Robot

Liderados pelos técnicos Adriel Gomes e Keila Costa, a turma de Boa Vista está fazendo sucesso na etapa nacional do torneio, interagindo com equipes de outros estados e lotando o pit, como é chamando o stand onde a equipe apresenta o trabalho durante o torneio. Vestidos como personagens do anime Dragon Ball Z, atraem olhares e se destacam na arena de competição.

A experiência de participar da etapa nacional do FLL marcou o aluno Reldson de Souza. “A gente conheceu algumas equipes e tinha equipe esperando a gente para conversar e interagir. Demos o nosso melhor e tentamos fazer o que poderíamos. Tivemos muita apresentação no pit. Eles gostaram do nosso projeto, interagiram bastante no teste que fizemos com eles e fizeram perguntas. Distribuímos muitos panfletos pela competição para chamar mais gente para conhecer nosso projeto e deu resultado, pois ficou muito lotado e não tinha nem como apresentar, de tanta gente que tinha”, ressaltou.

O técnico da equipe, Adriel, ressaltou a importância da participação da I, Robot no torneio e a satisfação do primeiro dia de competição. “Eu estou muito  satisfeito. Contei aqui mais de 10 equipes de nível internacional. Super preparados. Isso deve ser um processo continuo de aprendizado para alunos e professores. Já tenho novas ideias e novas visões, assim como os alunos os têm”, destacou.

I, Robot é formada por: Luciano Sampaio, João Ribeiro, Reldson Souza, Matteus Giordani, Sophie Nascimento, Ereu Santana, Hugo Santos, João Henrique Dias, Lucas Costa e Karinny Feijó.

Mais fotos no link: https://www.flickr.com/photos/170294565@N07/albums/72157705998136881