Saúde

Saúde SAMU-BV integra equipes de simulado de combate a incêndio em Boa Vista

Primeiro simulado de combate a incêndio reuniu o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) da capital, a Polícia Militar, Detran, Base Áerea de Boa Vista, Central de Regulação de Urgências Médicas e os voluntários, que fizeram papel de vítimas.

Por SEMUC

17/03/2019

A tarde deste sábado , 16, foi de surpresa e susto para quem passava pela rotatória do Shopping do bairro Cauamé, além da avenida estar interditada, as pessoas ficavam surpresas com a quantidade de pessoas e viaturas do Corpo de Bombeiros e SAMU-BV.

A mobilização fez parte do primeiro simulado de combate a incêndio, uma das disciplinas do curso de Habilitação de Oficiais Bombeiros Militar, que reuniu além do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) da capital, a Polícia Militar, Detran, Base Áerea de Boa Vista, Central de Regulação de Urgências Médicas (CRUM RR) e os voluntários, que fizeram papel de vítimas, todos acadêmicos de medicina da Universidade Federal de Roraima (UERR).

A ideia de acordo com o diretor do SAMU-BV, Luciano Coutinho é integrar os órgãos de segurança pública e agilizar os atendimentos de forma mais segura. “Estamos felizes pelo convite que partiu do Corpo de Bombeiros para a integração das forças. É uma forma de dar uma resposta mais rápida para a sociedade e atender de forma mais segura, no caso de um acidente em grandes proporções, como esse”, frisou.

Esse foi o primeiro simulado com incêndio em forma vertical, que ocorreu

em um prédio de seis andares, cerca de 35m. Foram envolvidas ao todo 25 vítimas, sendo uma no terceiro andar e cinco na área de cima do prédio.

Enquanto os bombeiros resgatavam as vítimas, os socorristas do SAMU-BV faziam os primeiros atendimentos, com triagem, estabilização das vítimas e transporte para os hospitais. Mais de 30 socorristas do SAMU-BV participaram da simulação, que contou ainda com uma tirolesa para resgatar as vítimas que se encontravam em cima do prédio.

O Subcomandante geral do Corpo de Bombeiro, Coronel Anderson Carvalho de Matos explica que o treinamento é essencial para a melhor integração dos órgãos de segurança envolvidos.

“O simulado não deixa de ser um treinamento que envolve diversas questões, aqui nós aproveitamos para utilizar o sistema de comando de incidente, uma ferramenta muito importante no gerenciamento de ocorrências e o método START, que é um método de triagem de vítimas, foi feito o treinamento juntamente com o SAMU, temos esse treinamento como muito importante pela padronização dos procedimentos de cada instituição”, garantiu.

Melhorias no SAMU-BV – Nos últimos três anos o SAMU-BV recebeu um incremento tecnológico muito grande. “Tivemos uma renovação de frota que dá uma condição operacional muito grande e também nos equipamentos médico hospitalares, que utilizamos dentro da ambulância como desfibrilador, cardioversores e outros. Estamos hoje em um padrão de qualidade excelente propiciado pela gestão da nossa prefeita Teresa Surita que resulta em uma resposta para a sociedade sempre que necessário para atender as situações de urgência e emergência no nosso município’, afirma o diretor, Luciano Coutinho.