Direitos do consumidor

Feliz Páscoa - Procon Boa Vista orienta consumidores sobre compra de ovos de chocolate

Durante a Páscoa, cresce o consumo de ovos de chocolate vendidos em supermercados e estabelecimentos comerciais. Para assegurar os direitos dos consumidores o Procon Boa Vista preparou algumas orientações para a compra do produto.

Por Marco Aurélio Santos

15/04/2019

Durante a Páscoa, cresce o consumo de ovos de chocolate vendidos em supermercados e diversos estabelecimentos comerciais. Para assegurar os direitos dos consumidores e evitar que tenham quaisquer constrangimentos e decepções, o Procon Boa Vista preparou algumas orientações sobre a compra do produto.

De acordo com a secretária executiva de Defesa do Consumidor - Procon Boa Vista, Sabrina Tricot, o consumidor deve, antes de tudo, fazer uma pesquisa de preços. "Nesta época do ano, os supermercados ficam abarrotados de ovos de chocolate, de várias marcas e de todos os tamanhos e preços que nem sempre cabem no bolso. Por isso é tão importante pesquisar e comparar os preços entre os estabelecimentos comerciais e escolher sempre a oferta mais vantajosa", comentou Sabrina Tricot.

No momento da compra, os consumidores devem ficar atentos aos tamanhos, formatos e pesos. Os dados devem estar disponíveis de forma clara, com as especificações corretas quanto ao peso, validade, composição e restrições de consumo. Em caso de o chocolate vir acompanhado de brinde, é importante conferir o selo do Inmetro e a identificação da faixa etária adequada e sempre ler com atenção as informações contidas na embalagem, tudo para evitar problemas e riscos à saúde das crianças.

A numeração dos ovos de Páscoa serve apenas como referência, já que cada fabricante adota uma escala diferenciada de tamanho e peso.

Outra recomendação é observar se a embalagem está lacrada, sem furo ou amassada, observar se as embalagens estão violadas e se os locais de armazenamento dos chocolates estão limpos e apropriados, longe de fontes de calor e de produtos de limpeza. Esses cuidados protegem o produto de insetos e de contaminação.

“Além das informações obrigatórias no rótulo, o consumidor também deve observar a data de validade, nome e endereço do fabricante e informação nutricional, além das condições de armazenamento. Os produtos artesanais ou de fabricação caseira devem seguir as mesmas regras de comercialização dos fornecedores de produtos industrializados”, comentou Sabrina.

No momento da compra, os consumidores devem ficar atentos aos tamanhos, formatos e pesos.

A numeração dos ovos de Páscoa serve apenas como referência, já que cada fabricante adota uma escala diferenciada de tamanho e peso. O consumidor deve orientar-se apenas pela indicação do peso líquido do ovo de chocolate. Para assegurar seus direitos, o consumidor deve exigir e guardar sempre a nota fiscal de compra, para possível troca do produto e observar se o fornecedor cumpre as informações em anúncios, folhetos e material publicitário.

Informações – O Procon Municipal de Boa Vista está localizado no Centro de Atendimento ao Cidadão João Firmino Neto - Terminal do Caimbé - Avenida dos Imigrantes, n.º 1612/Buritis - sala 02. O atendimento ocorre de 2ª a 6ª feira, das 8h às 18h.

Outra recomendação é observar se a embalagem está lacrada, sem furo ou amassada, observar se as embalagens estão violadas e se os locais de armazenamento dos chocolates estão limpos e apropriados, longe de fontes de calor e de produtos de limpeza.