Influenza: Prefeitura prepara Dia D de vacinação contra a gripe em Boa Vista

23/04/2019

No dia 4 de maio, sábado, acontece o Dia D da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza (Gripe) em Boa Vista, uma grande ação que tem como objetivo imunizar o maior número de pessoas possível, principalmente aqueles que se encontram no grupo de risco. O evento vai envolver 28 unidades básicas de saúde, 5 escolas municipais e 2 pontos volantes.

Há mais de 10 dias, a Prefeitura de Boa Vista desenvolve a campanha de vacinação, desde o dia 8 e, mesmo de forma antecipada, até o momento, a cobertura dos grupos prioritários ainda é muito baixa. Apenas 11.670 doses aplicadas entre os do grupo prioritário, o que representa 17,24% do público alvo.

O grupo prioritário é composto por pessoas com 60 anos ou mais; crianças de 6 meses a menores de 6 anos; gestantes; puérperas (até 45 dias após o parto); trabalhadores da saúde; professores de escolas públicas e privadas; povos indígenas; portadores de doenças crônicas não transmissíveis; adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas; população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional.

- C oordenador municipal de imunização, Romildo Azevedo

O coordenador municipal de imunização, Romildo Azevedo, reforça a necessidade de se vacinar, devido às complicações que a doença pode causar. “Estamos com uma cobertura muito baixa. É importante que todas as pessoas que fazem parte do grupo de risco procurem uma unidade de saúde para tomar a vacina, pois se adoecerem podem ter complicações sérias como pneumonia, por exemplo”, explicou.

A prefeitura vem promovendo diversas ações para alcançar esse grupo. Além das doses da vacina disponíveis nas unidades básicas de saúde, Cernutri, Família que Acolhe e no Hospital da Criança Santo Antônio, as equipes têm visitados os acamados que não podem ir até a unidade. Quanto ao público infantil, a necessidade de imunização ainda é maior. Apenas 15% desse público-alvo foram alcançados até o momento.

“Queremos chamar a atenção dos pais e responsáveis para que levem suas crianças de seis meses a menores de seis anos de idade, nas unidades para se vacinar. Temos ainda nossas unidades que funcionam até meia noite, caso não seja possível levar durante o dia, não deixem de vacinar seus filhos”, ressalta Romildo.