Saúde

Médicos especialistas de Curitiba atendem crianças com lábios leporinos no Hospital da Criança

Os pequenos pacientes do Hospital da Criança Santo Antônio, que estão em tratamento de lábios leporinos, passaram pela avaliação de uma equipe de médicos especialistas do CAIF, de Curitiba.

Por SEMUC

12/04/2019

Os pequenos pacientes do Hospital da Criança Santo Antônio, que estão em tratamento de lábios leporinos, passaram pela avaliação de uma equipe de médicos especialistas do Centro de Atendimento Integral ao Fissurado Lábio Palatal – CAIF, de Curitiba. O atendimento ocorreu nessa quinta-feira, 11.

A equipe de especialistas é composta por um cirurgião plástico, especialista em fissuras, ortodontista e fonoaudiólogo. Eles avaliaram mais de 10 crianças que já passaram por algum procedimento e intervenções e vão fazer cirurgias em seis delas nesta sexta-feira.

Esta é a primeira vez que a equipe vem a Boa Vista para fazer um intercâmbio com os profissionais do Hospital da Criança, por meio da ONG americana Smile Train. A ideia é trocar experiências, dar suporte e sequência ao tratamento que é feito há mais de 10 anos no hospital.

Marcos Aurélio Lopes - cirurgião plástico - CAIF Curitiba

O cirurgião plástico, Marcos Aurélio Lopes, explicou que a deformidade é uma fissura comum, mas que traz prejuízos à criança. “O lábio leporino é uma fissura labiopalatal mais comum, porém, que traz deformidades não somente estética, mas também funcionais, em termos de audição, deglutição, e a própria fala. Essas crianças bem operadas, tratadas e cuidadas chegam à idade escolar falando bem”, disse.

O Hospital da Criança, único referência no estado que atende tanto crianças da capital, como do interior e países vizinhos, tem todo o suporte para a realização das cirurgias de lábio leporino. Desde 2014, a unidade já realizou 242 cirurgias desse tipo.

“O hospital infantil é referência por toda sua estrutura, é o local ideal para fazer o tratamento, todos os pacientes do estado e da capital são atendidos aqui, fazemos esse serviço há mais de 10 anos e hoje estamos recebendo essa visita técnica, que vem comprovar a qualidade do nosso trabalho aqui no hospital”, explicou o coordenador de cirurgia bucomaxilofacial do HCSA, Daniel Carvalho.

Gleiciane Soares Mendes, 24, é mãe do pequeno Abner Davi de 1 ano e 4 meses, que vai passar por uma segunda cirurgia, com a participação da equipe de especialistas.

Gleiciane Soares Mendes - mãe de Abner Davi

“Fiquei muito feliz com a primeira cirurgia dele, pois agora pode se alimentar melhor, ele vai fazer outra cirurgia somente para aperfeiçoar o trabalho feito aqui pelo doutor Daniel, que fez uma cirurgia perfeita”, contou.