Trânsito

“Calçada Educativa” - Gestora de escola municipal participa de capacitação no Mato Grosso do Sul

A participação da gestora foi uma forma de reconhecimento da Polícia Rodoviária Federal à iniciativa da escola.

Por Ceiça Chaves

22/05/2019

O projeto Calçada Educativa, da Escola Municipal Vovó Clara, foi destaque neste ano do Festival Estudantil Temático de Trânsito (Fetran) em Roraima. E isso foi o que levou a gestora Saionara Rodrigues direto para Campo Grande (MS), para participar das oficinas de capacitação do 10ª Fetran daquele Estado, entre os dias 17 e 19 deste mês.

Criado em 2004, o Fetran é um projeto de Educação para o Trânsito da Polícia Rodoviária Federal desenvolvido em todo o Brasil que inclui a temática no cotidiano escolar. No festival, estudantes e professores produzem trabalhos nas modalidades teatro, maquete, poesia, dança, música, e outros, valorizando a diversidade escolar e cultural.

O projeto da Vovó Clara levou a gestora a conhecer outras experiências fora do estado. A escola usou a criatividade ao criar um cenário que simula o trânsito de Boa Vista, como forma de orientar os alunos sobre as regras no trânsito. Para Saionara, foram três dias de muito aprendizado e troca de experiências e o evento evidenciou ainda mais o sucesso do projeto da escola.

Para Saionara, foram três dias de muito aprendizado e troca de experiências.

“Usando a linguagem lúdica e teatral, a escola trouxe para o seu ambiente a percepção da realidade de hábitos comportamentais de cidadania, segurança, respeito, saúde pública, meio ambiente, coletividade e acessibilidade”, declarou.

O Fetran está presente em 15 estados brasileiros e começou em Roraima em 2018. Para o coordenador do grupo de Educação para o Trânsito da PRF em Roraima, Maciel da Silva, a escola Vovó Clara se destacou no Fetran RR/2019, devido ao entusiasmo e dedicação ao projeto.

“Sua participação no evento é de fundamental importância para o crescimento do Fetran em Roraima tendo em vista os conhecimentos e experiências adquiridas” , disse.

Calçada Educativa

o cenário simula uma miniavenida com ciclovia, faixa de pedestres, sinalização e paisagens da capital foram pintadas ao muro.

Toda comunidade escolar usou a criatividade ao criar um cenário que simula uma miniavenida com ciclovia, faixa de pedestres e sinalização. Para completar o passeio, paisagens urbanas da capital foram pintadas ao muro. Os alunos recebem orientações enquanto fazem o percurso pela calçada educativa.

Esta iniciativa faz parte do Projeto Trânsito na Escola e contou com a participação da Superintendência Municipal de Trânsito (Smtran) e Polícia Rodoviária Federal (PRF).