Cultura

Ciclo das Quintas - Vida e obra de Chiquinha Gonzaga serão homenageadas no Teatro Municipal de Boa Vista

O espetáculo vai reunir música e dramatização, contando a história de uma das maiores influências da música brasileira.

Por Fábio Cavalcante

29/05/2019

Uma das primeiras mulheres a revolucionar a música brasileira será homenageada nesta última edição do Ciclo das Quintas do mês de maio. O Especial Chiquinha Gonzaga, que vai contar com a Orquestra de Câmara do Instituto Boa Vista de Música (IBVM) e dramatização da atriz Kaline Barroso, vai acontecer nesta quinta-feira, 30, a partir das 20h, na Sala Roraimeira do Teatro Municipal de Boa Vista.

Pianista, compositora, maestrina e uma mulher à frente do seu tempo, Francisca Edwiges Neves Gonzaga (1847-1935), mais conhecida como Chiquinha Gonzaga, é considerada uma das maiores influências da música popular brasileira, tendo unido elementos da música erudita ao popular. Neta de uma ex-escrava, Chiquinha foi a primeira mulher a reger uma orquestra no Brasil e a autora da primeira marcha carnavalesca com letra.

“Com este espetáculo, queremos mostrar ao público boa-vistense o quanto ela foi importante, não apenas para a música no Brasil, mas também para as mulheres, pois ela rompeu com o tradicionalismo, num mundo onde as mulheres não tinham vez”, afirma o presidente do IBVM, Maestro Francisco Carlos Felício.

Chiquinha Gonzaga foi a primeira mulher a reger uma orquestra no Brasil e a autora da primeira marcha carnavalesca com letra

Entre as obras mais conhecidas de Chiquinha Gonzaga que serão interpretadas no espetáculo estão “ Canção dos Pastores ”, “ Atraente ”, “ Suspiro ”, “ Saudade ”, “ Abre alas ”, entre outras.

O Ciclo das Quintas é uma parceria entre o IBVM com a Prefeitura de Boa Vista e acontece sempre na primeira e na última quinta-feira de cada mês. Os ingressos para último espetáculo de maio estarão à venda na bilheteria do teatro a partir das 14h30 desta quarta  e da quinta-feira, na sede do IBVM, que está localizada no Mirandinha ou através do link: http://www.ticketphone.com.br/487 , ao valor de R$ 20,00 (inteira) e R$ 10,00 meia.

=> Ouça algumas obras da artista:

Chiquinha Gonzaga - "Ô, abre alas" (1899)

Chiquinha Gonzaga - "Atraente" (1877)