Home|Notícias|Cultura Urbana - Crianças do Projeto Conviver aprendem um pouco sobre a arte do Grafite
15/05/2019 16h13

A atividade que começou esta semana vai chegar a todos os Cras e se encerra no final de junho. Foto: Claudia Ferreira

Jornalista: Ceiça Chaves

Através do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), a Prefeitura de Boa Vista está promovendo oficinas de Letras de Grafite com as crianças e adolescentes do Conviver, nos Centros de Referência e Assistência Social (Cras). A atividade começou esta semana, no Cras Silvio Leite e Centenário e se encerra somente no mês de junho.

Foto: Claudia Ferreira

As ações são alusivas ao Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil, celebrado anualmente em 12 de junho. O primeiro serviço ofertado pelo município às crianças e adolescentes em situação de risco e vulnerabilidades é a inclusão no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (Conviver). Por isso, as ações deste ano foram destinadas aos mais de 800 integrantes do projeto.

A ideia é trazer uma atividade diferenciada a essas crianças, de forma atrativa, algo um pouco diferente das atividades que geralmente realizam nos Cras. É importante frisar que, quando encontramos uma criança em situação de trabalho infantil, o Conviver é o primeiro serviço ofertado a essas crianças e adolescentes”, declarou Lilian Santos, coordenadora do Peti municipal.

Foto: Claudia Ferreira

Na oficina, os alunos estão aprendendo um introdutório, com noções de dimensionamento de letra, corpo, esqueleto, estrela, 3D e profundidade. O Grafite é um dos quatro elementos do hip-hop e da cultura urbana, que também incluem Djs, Mcs (Rap) e B-boy (Breakdance).

O integrante Jeferson Silva aprendeu rápido as técnicas.

Quem aprendeu rápido as técnicas básicas foi Jeferson Silva, de 10 anos, integrante do Conviver no Cras Centenário. Para ele, participar do projeto é um aprendizado. “Eu achei legal, porque a gente aprende a fazer letras melhores até para fazer desenhos com letras. Participar do Conviver é bom porque, ao invés de ficar em casa sem fazer nada, só assistindo televisão, aqui aprende alguma coisa”, disse.

Confira a agenda das Oficinas nos Cras:

Maio: Oficina Letras de Graffiti

Junho: Oficina Letras de Graffiti