Trânsito

Maio Amarelo - Alunos da zona rural de Boa Vista recebem dicas de segurança no trânsito

A ideia é que às crianças se tornem multiplicadores de todas as informações, como forma de torná-los adultos mais conscientes e futuros condutores que respeitem as leis e evitem acidentes de trânsito.

Por Naira Sousa

17/05/2019

De forma lúdica, criativa e divertida as atividades da campanha Maio Amarelo chegaram às escolas municipais da zona rural de Boa Vista. Com muita alegria e entusiasmo, os estudantes das escolas Leia Maria da Silveira e Maria de Lourdes Dias de Abreu conheceram nesta quinta-feira, 16, algumas dicas de trânsito, como forma de torná-los adultos mais conscientes e futuros condutores que respeitem as leis e evitem acidentes de trânsito.

As ações são desenvolvidas pelos agentes da Divisão de Prevenção e Educação para o Trânsito (Dpet) da Superintendência Municipal de Trânsito (Smtran), em parceria com os jovens do programa Braços Abertos e da oficina de trânsito do Projeto Crescer.

“É importante que as crianças da área rural estejam todas atentas e conhecendo as normas. São dicas que serão levadas para os pais e vão servir também no futuro, quando forem condutores, e assim contribuírem com a melhoria no trânsito”, enfatizou secretário municipal de Segurança Urbana e Trânsito, Raimundo Barros.

O gestor da Escola Leia Maria da Silveira, Jeferson Gomes, falou da importância de conscientizar os estudantes enquanto criança. “Nós vivemos aqui no meio rural, em frente à ‘BR’. Os alunos observam os carros passando, então por isso o cuidado e a importância de ensinar como eles têm que se comportar no trânsito é essencial nesta fase da vida deles”, disse Gomes.

A pequena, Eloisa da Silva, 5 anos, prestou atenção em tudo e o que mais chamou atenção dela foi o semáforo e suas cores. “Eu aprendi sobre o semáforo. Vermelho é ‘Pare’, amarelo é ‘Atenção’ e verde e para seguir. Vou ensinar os meus pais em casa o que aprendi hoje”, comentou .

Maio Amarelo – A Campanha Maio Amarelo chega à sua 6ª edição com o tema “No trânsito, o sentido é a vida”.  Este ano destaca como as crianças podem mudar o comportamento de famílias inteiras no trânsito. Com os slogans “Me ouça” (tema nacional) e “Escute quem Te ama” (local), a campanha busca incentivar os adultos a ouvirem os conselhos dos mais jovens e a refletirem sobre o comportamento nas vias.

Em Boa Vista, o diferencial é que todas as 41 creches da capital – que atendem crianças de 2 a 4 anos possuem um cenário semelhante a uma esquina de trânsito. O espaço lúdico possui uma miniavenida, faixa de pedestre e semáforo. A estrutura é utilizada nos ensinamentos de convivência coletiva do dia a dia, porque a gestão da prefeita Teresa Surita acredita que cidadãos mais conscientes no trânsito precisam ser formados desde os primeiros anos de vida.