Trânsito

Maio Amarelo - Alunos de escola de Boa Vista aprendem a ser futuros condutores conscientes no trânsito

Conscientizar, prevenir e educar. Essa foi a mensagem que a Prefeitura de Boa Vista, através da Superintendência Municipal de Trânsito (Smtran), levou nesta quarta-feira, 8, aos alunos da escola Municipal Cunhatã Curumim, sobre a importância de um trânsito seguro.

Por Shirleia Rios

08/05/2019

Conscientizar, prevenir e educar. Essa foi a mensagem que a Prefeitura de Boa Vista, através da Superintendência Municipal de Trânsito (Smtran), levou nesta quarta -feira, 8, aos alunos da escola Municipal Cunhatã Curumim, sobre a importância de um trânsito seguro. A proposta faz parte da campanha Maio Amarelo, como forma de torná-los a dultos mais conscientes e futuros condutores que respeitem as leis e evitem acidentes de trânsito.

A mensagem foi apresentada por meio de uma ação da Divisão de Prevenção e Educação para o Trânsito (Depet) e contou com vários parceiros.

A mensagem foi apresentada por meio de uma ação da Divisão de Prevenção e Educação para o Trânsito ( Depet), que aconteceu no auditório do Sest-Senat e contou com a parceria do Grupo Tático Municipal (GTAM), Oficina de Trânsito do Projeto Crescer, Polícia rodoviária Federal e Departamento Estadual de Trânsito de Roraima (Detran).

Juntos, as instituições de segurança levaram orientações às crianças de uma forma lúdica, criativa e divertida.

Juntos, as instituições de segurança levaram orientações às crianças de uma forma lúdica, criativa e divertida, para que pudessem assimilar e, no futuro, se tornarem multiplicadores de todas as informações para garantir um trânsito seguro à toda a família.

O objetivo é conscientizar as crianças e assim, possam levar as informações e ser multiplicadoras em casa.

O diretor do Depet , Ney Brito, contou que é feito um planejamento para que as atividades sejam elaboradas conforme a idade das crianças para que as informações sejam absorvidas da melhor forma e, possam ser repassadas em casa.

Diretor do Depet - Ney Brito.

“A novidade este ano é que estaremos dentro das Casas Mãe, onde iremos falar de trânsito com as crianças de 2 anos e 3 anos. Então é uma inovação que a Prefeitura de Boa Vista está trazendo para dar mais segurança para o nosso trânsito”, explicou o diretor.

Ele acrescentou que outras ações voltadas ao Maio Amarelo também serão promovidas na capital. “Além dessas visitas em escolas, das palestras, do espaço lúdico que a gente leva, vamos fazer também blitzen educativas em pontos estratégicos, em sinais espalhados pela cidade, porque aquele momento em que o condutor fica parado entre 10 15 segundos para a mudança de sinal é que vamos orientar esses adultos que já são nossos condutores hoje ”, contou.

Durante a ação, foi utilizado teatro de fantoches, peças teatrais, maquetes, objetos coloridos, slides e vídeos. A aluna do 3º ano, Priscila Aurora Guerra, de 8 anos, estava atenta a todas as informações e agora sabe muito bem o que fazer com elas.

"Vou avisar a mamãe e o papai do que eu aprendi hoje na palestra" - Priscila Aurora - aluna do 3º ano da Escola Cunhatã Curumim

“A gente tem que respeitar a sinalização de trânsito e não pode cruzar a faixa de pedestre sem fazer sinal de vida. Tem que esperar os carros pararem. Não podem andar de moto sem o capacete, que pode acontecer um acidente e o ciclista não pode andar na calçada, porque o pedestre que ´ta andando na calçada pode sofrer um acidente. Vou avisar a mamãe e o papai do que eu aprendi hoje na palestra”, disse.

A gestora da escola, Maria Rosangela dos Prazeres falou da importância do trabalho desenvolvido nas escolas, que leva informações e sensibilização sobre a educação no trânsito para as crianças. “Eles são nossos multiplicadores e futuros motoristas. Através dessas informações, do teatro, as crianças vão assimilar e cobrar da família”, garantiu.

Apresentação do grupo de teatro do Detran RR

Maio Amarelo – A Campanha Maio Amarelo chega à sua 6ª edição com o tema “No trânsito, o sentido é a vida”. Este ano destaca como as crianças podem mudar o comportamento de famílias inteiras no trânsito. Com o slogan “ME OUÇA” (tema nacional) e “Escute quem Te ama” (local), a campanha busca incentivar os adultos a ouvirem os conselhos dos mais jovens e a refletirem sobre o comportamento nas vias.

Em Boa Vista, o diferencial é que todas as 41 creches da capital – que atendem crianças de 2 a 4 anos possuem um cenário semelhante a uma esquina de trânsito. O espaço lúdico possui uma miniavenida, faixa de pedestre e semáforo. A estrutura é utilizada nos ensinamentos de convivência coletiva do dia a dia, porque a gestão da prefeita Teresa Surita acredita que cidadãos mais conscientes no trânsito precisam ser formados desde os primeiros anos de vida.

Apresentação do Teatro de Fantoches da Oficina de Trânsito do Projeto Crescer