Trânsito

Maio Amarelo - Motoristas de Boa Vista recebem medalhas de “Condutor Consciente” durante blitz educativa

A medalha foi entregue aos motoristas que estavam dirigindo corretamente, de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

Por Naira Sousa

24/05/2019

Ne ssa quinta-feira, 23, foi a vez dos condutores que trafegavam pela avenida Glaycon de Paiva conhecerem as nove dicas de segurança no trânsito que marcam a campanha Maio Amarelo deste ano. A blitz educativa, desenvolvida pela equipe da Divisão de Prevenção e Educação para o Trânsito (Depet), orientou e entregou aos motoristas a medalha “condutor consciente”.

A premiação foi entregue aos motoristas que estavam dirigindo corretamente, seguindo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), como por exemplo, usando cinto de segurança, estar habilitado e com o documento do veículo em dia. Já, os condutores que trafegavam de forma irregular receberam orientações dos agentes.

De acordo com o chefe da Divisão de Prevenção e Educação para o Trânsito (Depet), Ney Brito, a ideia é incentivar os motoristas a respeitarem ainda mais as leis de trânsito e garantir a segurança nas ruas de Boa Vista.

“Estamos fazendo uma abordagem diferenciada, entregando a medalha, sendo este um movimento educativo. Ou seja, não vai gerar notificações ou multas, apenas orientações. Temos agentes de trânsito, guardas civis municipais, todos trabalhando em prol de um trânsito seguro. Nos casos em que existe alguma irregularidade, vamos orientar o motorista”, explicou Brito.

A engenheira civil Nadiessa Tamara Taube recebeu a medalha e aprovou a iniciativa. “A campanha é fundamental para todos os condutores terem consciência, principalmente, em zelar pela segurança do pedestre. E hoje vou para casa feliz com a medalha de condutora consciente”, comentou.

Maio Amarelo – A Campanha Maio Amarelo chega à sua 6ª edição com o tema “No trânsito, o sentido é a vida”. Confira as 9 dicas de segurança no trânsito.

1. Todos ocupantes do veículo devem usar o cinto de segurança;

2. Crianças de até 7 anos e meio devem usar bebê conforto, cadeirinhas ou assentos de elevação;

3. Respeitar a faixa de pedestre;

4. Se beber, não dirigir;

5. Usar e respeitar as ciclovias;

6. Reduzir a velocidade em frente às escolas ou lugares de grande concentração de pedestres;

7. Motociclistas devem sempre usar equipamentos de proteção (capacete);

8. Respeitar as vagas reservadas para idosos e pessoas com deficiência;

9. Não usar celular enquanto se dirige.