Home|Notícias|Maio Amarelo - Smtran levará ações de educação para o Trânsito a bares e balneários neste fim de semana
15/05/2019 16h42

Jornalista: Naira Sousa

Apesar das estatísticas mostrarem que nos últimos dois anos houve uma redução significativa no número de acidente de trânsito em Boa Vista, a mistura fatal de “álcool e direção’” ainda é preocupante em Boa Vista. Por isso, as equipes da Superintendência Municipal de Trânsito (Smtran) vão orientar os motoristas que frequentam bares e balneários da capital, neste final de semana.

A ideia é sensibilizar os motoristas sobre os riscos de dirigir alcoolizado. As ações fazem parte da programação da campanha Maio Amarelo “No trânsito, o sentido é a vida”.  Com o subtema “Álcool zero, eu colaboro”, os condutores vão conhecer as dicas de segurança, as quais podem contribuir ainda mais para a redução no número de acidentes de trânsito causados por este tipo de imprudência.

“O objetivo é chamar a atenção da sociedade para o alto índice de acidentes e vítimas no trânsito ocasionado pela mistura do álcool e direção. Por isso, vamospromover essa discussão sobre os cuidados em diversos bares e balneários da cidade”, disse o chefe da Divisão de Prevenção e Educação para o Trânsito (Dpet), Ney Brito.

As orientações nas ruas e avenidas de Boa Vista ainda continuam através de blitzen educativas desenvolvida pelos agentes da Smtran e os jovens do Projeto Crescer. Com isso, os motoristas conhecem as nove dicas de segurança no trânsito que marcam a campanha Maio Amarelo deste ano.

Confira as 9 dicas de segurança no trânsito

1.     Todos ocupantes do veículo devem usar o cinto de segurança;

2.     Crianças de até 7 anos e meio devem usar bebê conforto, cadeirinhas ou assentos de elevação;

3.     Respeitar a faixa de pedestre;

4.     Se beber, não dirigir;

5.     Usar e respeitar as ciclovias;

6.     Reduzir a velocidade em frente às escolas ou lugares de grande concentração de pedestres;

7.     Motociclistas devem sempre usar equipamentos de proteção (capacete);

8.     Respeitar as vagas reservadas para idosos e pessoas com deficiência;

9.     Não usar celular enquanto se dirige.