Obras de drenagem diminuíram transtornos de moradores em Boa Vista

Boa Vista é uma cidade plana e cortada por sete igarapés. Diante deste cenário, é comum que durante uma forte chuva, em algumas ruas da cidade ocorra acúmulo de água. Porém, muitos desses locais têm um rápido escoamento graças ao trabalho eficiente de drenagem e de limpeza da Prefeitura

Por Shirleia Rios

16/05/2019

Boa Vista é uma cidade plana e cortada por sete igarapés. Diante deste cenário, é comum que durante uma forte chuva, em algumas ruas da cidade ocorra acúmulo de água, devido a esse grande volume . Porém, muitos desses locais têm um rápido escoamento graças ao trabalho eficiente de drenagem e de limpeza feito na cidade pela Prefeitura de Boa Vista.

São mais de 110 quilômetros de drenagem executadas e mais 59 quilômetros estão em execução. A maioria na zona Oeste (Foto: Jackson Souza)

São mais de 110 quilômetros de drenagem executadas e mais 59 quilômetros estão em execução. Obras de drenagem têm um alto custo, que demanda tempo e planejamento, além de ser um serviço que não é percebido facilmente por estar embaixo da terra, diferente das obras estruturais. São investimentos que requer muitas vezes parceria para que possam ser executadas.

Obras de drenagem têm um alto custo, que demanda tempo e planejamento. (Foto: Jackson Souza)

Graças ao trabalho de uma gestão comprometida, é possível verificar as modificações feitas na cidade após os investimentos de infraestrutura. Trabalho que surtiu efeito positivo com a chegada das primeiras chuvas, que melhorou a vida das pessoas, levou mais qualidade de vida, além de valorizar os imóveis e melhorar a mobilidade.

Obras de drenagem não são percebidas facilmente por estarem embaixo da terra, diferente das obras estruturais, mas são muito importantes para uma cidade. Rua rio Amazonas - bairro Bela Vista (Foto: Fernando Teixeira)

“A metodologia de projeto de drenagem leva em consideração a chuva padrão de intensidade média, ou seja, a tubulação é projetada para escoar um volume de chuva em certo tempo. Em chuva de grande intensidade, como acontece e Boa Vista, haverá um acumulo de água momentâneo para com o tempo, ocorrer o escoamento. É possível dessa maneira, fazer a analogia com a pia de um banheiro. Quando se abre a torneira na força máxima, há um acúmulo de água no ralo. Quando fecha, ocorre o escoamento”, explicou o secretário adjunto de Obras, Antônio Carvalho.

Rua Quarta Nascente - bairro Raiar do Sol

O Patrulha da Chuva – É uma ação da Prefeitura de Boa Vista que consiste em preparar a cidade para a chegada do inverno, além de minimizar os transtornos causados pelo período chuvoso. Os serviços envolvem obras de drenagem, pavimentação, limpeza de ruas e visitas domiciliares.

Rua Estrela do Norte - bairro Raiar do Sol

As ações são contínuas, mas intensificadas no inverno. Além das obras para eliminar pontos de alagamento, as equipes da prefeitura estão atuando com serviços de limpeza, varrição e roçada manual como mecanizada, recolhimento de galhadas e entulhos, limpando bocas de lobo, bueiros, canais, valas, igarapés e intensificando os serviços da Operação Tapa Buracos, que já recuperou de julho de 2015 a abril de 2019, mais de 70 quilômetros de vias entre reparos e recapeamentos.

As ações são contínuas, mas intensificadas no inverno. Além das obras para eliminar pontos de alagamento, as equipes da prefeitura estão atuando com diversos serviços de limpeza - bairro Jóquei clube (Foto: Fernando Teixeira)