Infraestrutura

Obras de drenagem e asfalto mudaram a realidade de centenas de ruas em Boa Vista

Por Shirleia Rios

21/05/2019

Boa Vista passou por uma grande transformação nos últimos anos. Desde de 2013, a Prefeitura de Boa Vista vem trabalhando com muito planejamento, investindo cada vez mais na infraestrutura da capital. Ações que garantem o desenvolvimento da cidade e faz com que ela se torne cada vez melhor e ofereça mais qualidade de vida para população.

Avenida Universo – bairro Cidade Satélite

Ainda há muito a ser feito, mas em seis anos de gestão, 367 ruas da capital foram asfaltadas. Em 2013, eram cerca de 700 ruas sem asfalto na cidade, totalizando 300 quilômetros de vias que careciam de investimentos. Nesse período, alguns loteamentos que já estavam autorizados sem nenhum tipo de infraestrutura surgiram, o que ocasionou um aumento da demanda de ruas sem asfalto. Mesmo assim o trabalho da prefeitura continuou.

Rua Milão - Bairro Centenário

E para que no período das chuvas a cidade sofra os menores impactos possíveis, todos os anos a prefeitura reforça os trabalhos da Operação Patrulha da Chuva. Ao todo, o município tem mapeado 91 pontos críticos de alagamento, destes, 36 já solucionados com obras e investimentos.

Rua Professor Valdecir - Bairro Jóquei Clube

Apenas em 2018, foram fechados quatro quilômetros de 10 valas a céu aberto, investimentos que evitam acidentes, alagamentos e a proliferação de doenças. Além disso, 179 quilômetros de calçadas foram construídas e outros 176 quilômetros estão em andamento para melhorar a estrutura das ruas e aumentar a segurança tanto de pedestres como de motoristas.

Rua Turin - Bairro Centenário

As obras de drenagem são muito importantes e que depois de finalizadas poucas pessoas recordam. Elas são responsáveis pelo escoamento das águas das chuvas de forma mais rápida e eficiente. Ao todo, mais de 110 quilômetros de drenagem já foram executados em Boa Vista e, atualmente, outros 26 quilômetros estão em andamento. É um pouco mais a distância de Boa Vista ao município de Bonfim apenas com drenagens.

Rua Universo - bairro Raiar do Sol

Diversos bairros também receberam serviços de recapeamento, 80 quilômetros no total. Ao todo, 93,75% das obras de drenagem urbana que acontecem em Boa Vista estão em bairros da zona Oeste.  A Operação Tapa Buracos já recuperou de julho de 2015 a abril de 2019, mais de 70 quilômetros de vias entre reparos e recapeamentos.

Rua Mauro Pereira de Melo - Bairro Aeroporto

Veja no link abaixo novas fotos do antes e agora em várias ruas de Boa Vista: