Home|Notícias| “Podemos Conversar?” - Prefeitura prepara grande mobilização de combate à exploração sexual de crianças e adolescentes
15/05/2019 15h10

Creas e parceiros irão às ruas mobilizar a população a lutar contra as violações de direitos de crianças e adolescentes. Foto: Vitória Barreto

Jornalista: Ceiça Chaves

O dia 18 de maio é o Dia Nacional de Enfrentamento ao Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Com o objetivo de sensibilizar a população de Boa Vista quanto a esse tema, a Prefeitura de Boa Vista, através do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), prepara três grandes mobilizações nas ruas, órgãos públicos e praças da cidade a partir desta sexta-feira, 17.

[FOTO2]

A ação “Podemos Conversar?”, será uma forma de conscientizar e esclarecer a importância da garantia do pleno desenvolvimento de crianças e adolescentes, de forma livre, protegida e segura de seus direitos. A equipe do Creas e parceiros farão abordagens fazendo a sociedade perceber que esta é uma responsabilidade de todos.

“Esta ação será realizada através de entrega de panfletos contendo todo o esclarecimento que visa reiterar essa importância de garantir o desenvolvimento e proteção dos direitos das crianças e adolescentes”, declarou Amarildo de Lima, coordenador do Serviço de Enfrentamento a Violência, Abuso e Exploração Sexual Contra Crianças e Adolescentes (SEV).

Entre os parceiros, destacam-se: Conselho Tutelar, Núcleo de Proteção à Criança e ao adolescente (NPCA), Juizado da Infância e Juventude, Hospital da Criança Santo Antonio, Hospital Materno Infantil, Abrigo Infantil Condomínio Pedra Pintada, Delegacia de Defesa da Infância e Juventude, e delegacias de Defesa da Infância e Juventude (DDIJ), de Defesa da Mulher ( DDM) e Ministério Público de Roraima.

Como surgiu o 18 de Maio?

A data foi instituída pela Lei Federal nº 9.970 e foi escolhida em razão do Caso Aracelis, crime que comoveu toda a nação brasileira em 1973. Na ocasião, uma menina de oito anos foi cruelmente assassinada após ter sido violentada sexualmente em Vitória (ES). Seu corpo apareceu seis dias depois desfigurado por ácido e os agressores jamais foram punidos.

Confira as datas das mobilizações:

Obs.:

17/05/2019

17h às 18h30

Av. Mário Homem de Melo, n° 514Centro Boa Vista – RR (CREAS).

Será realizada em frente ao CREAS para dar visibilidade aos Serviços ofertados pelo Centro.

17/05/2019

Terminal de Ônibus José Campanha Wanderley”e

Terminal Luiz Canuto Chaves”.

A abordagem será feita por meio de panfletagem nos locais e horários de maior fluxo de pessoas.

Obs.: Os técnicos do SEV farão uma abordagem mais esclarecedora, tirando dúvidas e orientando a todos de como proceder ao deparar-se com situações de possível abuso e/ou exploração de crianças e adolescentes.

18/05/2019

Praça das Águas.