ACOMPANHE A PREFEITURA NAS REDES SOCIAIS Facebook Twitter Youtube SoundCloud Instagram
Home|Notícias|Prefeitura incentiva empreendedorismo feminino por meio de oficinas em Boa Vista
NOTÍCIAS
Social
22/05/2019 15h44
Prefeitura incentiva empreendedorismo feminino por meio de oficinas em Boa Vista

Um dos principais objetivos do grupo Mulheres Empreendedoras é mostrar alternativas de geração de renda para as participantes

Jornalista: Ceiça Chaves

 

De garrafas decorativas a dindim gourmet”, os mais variados produtos ganham forma pelas mãos de mulheres talentosas, que contam com uma ajudinha especial da Prefeitura de Boa Vista. Elas participam das oficinas de empreendedorismo desenvolvidas nos sete Centros de Referência e Assistência Social (Cras) do município e formam o grupo Mulheres Empreendedoras.

 


Foto: Claudia Ferreira

O grupo é composto por pessoas da comunidade em geral, famílias acompanhadas pelo Serviço de Proteção e Atendimento Integral a Família (PAIF) de cada Cras. Nas oficinas, além de participarem de palestras e rodas de conversas, também trabalham a parte prática com produção de uma variedade de itens decorativos, peças utilitárias, lembrancinhas, produtos alimentícios e muito mais.

 

Os encontros são mensais e as oficinas de produção são feitas por etapas. No Cras Centenário e do Nova Cidade, por exemplo, as mulheres estão há três meses empenhadas na confecção de artesanato em garrafas. No Cras Pintolândia, a oficina vai ocorrer nesta sexta-feira, 24, e estão confeccionando pesos de porta decorados.

 


Antonia Chaves. "É uma boa iniciativa para as mulheres que estão sem fazer nada e sem renda..."

A participante do grupo do Cras Centenário, Antonia Chaves, 38 anos, está desempregada e o grupo a tem ajudado a buscar novos meios de sustento. “É uma iniciativa boa para as mulheres que estão sem fazer nada e sem renda, para que elas possam aprender alguma coisa e ganhar um dinheirinho”, disse.

 

O trabalho social da Prefeitura de Boa Vista é uma marca da gestão da prefeita Teresa Surita. Os Centros de Referência e Assistência Social do município têm um papel fundamental, por ter o contato direto com as famílias mais carentes e beneficiários do Bolsa Família.

 

Para o secretário adjunto de Gestão Social, Moacir Collini, o grupo habilita, instrumentaliza e educa a pessoa para que ela possa gerar renda e sair do benefício social. “Essa ação que está sendo feita nos Cras, através de projetos e iniciativas como o Mulheres Empreendedoras, visa promover o cidadão de uma condição de assistência social para geração de renda”, declarou.

 


O principal objetivo do grupo é mostrar alternativas de geração de renda para as mulheres. Foto: Claudia Ferreira

Mulheres Empreendedoras – O grupo existe desde 2017, e assim com os demais grupos dos Cras, o objetivo é o fortalecimento de vínculos, relação de convivência, e o principal, mostrar alternativas de geração de renda para as mulheres. As criações incluem produtos feitos com feltro, barbante e EVA, garrafas pet e de vidro, pintura em tecido, fronha e panos de prato, bordados, tapetes, chaveiros, caixa de presentes e outros.

FALE BOA VISTA LIGUE 156
Prefeitura Municipal de Boa Vista, Trabalhar e Cuidar das pessoas
Prefeitura Municipal de Boa Vista
Palácio 9 de Julho | Rua General Penha Brasil, 1011 - São Francisco | CEP: 69305-130 TELEFONE: 156 | Boa Vista - Roraima - Brasil