Segurança

Servidores da segurança municipal recebem certificado de curso sobre embarcação pública

Por Naira Sousa

22/05/2019

A prefeitura conta agora com profissionais mais capacitados para exercer o tráfego fluvial em Boa Vista, isso porque, os servidores da Secretaria Municipal de Segurança Urbana e Trânsito (SMST), concluíram e receberam na manhã desta quarta-feira, 22, o certificado de conclusão do Curso de Piloto de Embarcação Pública.

A capacitação foi ministrada pela Marinha do Brasil através da Agência Fluvial de Caracaraí em parceria com a Prefeitura de Boa Vista. Foram 24 agentes da Defesa Civil Municipal e do Grupo Municipal de Trânsito, que receberam orientações teóricas e práticas como: noção de manutenção de motor, navegação, primeiros socorros e combate a incêndio.

O superintendente da Guarda Civil Municipal, Murilo Santos, destacou que a capacitação dos profissionais é uma preocupação da prefeita Teresa Surita, que nos últimos seis anos colocou a segurança pública como prioridade.

“Investir e capacitar os servidores sempre foi uma preocupação da prefeita, que deu todo apoio logístico para a GCM. Hoje os agentes estão concluindo um curso e mais uma vez a prefeitura tem dado esse apoio. Ou seja, teremos mais condições de oferecermos uma resposta à altura da população”, disse.

Investimentos – Desde 2013 a prefeita Teresa Surita tem investido em equipamentos, veículos e nos profissionais para garantir a tranquilidade dos boa-vistenses. Entre as medidas tomadas para fortalecer o setor está a recente aquisição de duas viaturas (Spacefox), quatro Jet Skis, quatro repetidoras de estação de rádio, 50 rádios portáteis e um guincho para a Guarda Civil Municipal.

Marinha – Há quase um ano, a Marinha do Brasil se instalou em Roraima através da Agência Fluvial de Caracaraí. Entre suas principais atribuições estão a promoção da segurança da navegação em águas roraimenses, salvaguarda da vida humana, prevenção da poluição hídrica nas vias navegáveis, além de contribuir para a formação de pessoal para a navegação fluvial por meio de cursos do ensino profissional marítimo.