Boa Vista Junina

Boa Vista Junina - Prefeita Teresa anuncia as novidades da 19ª edição do Maior Arraial da Amazônia

Por Edson Ribeiro e Shirleia Rios

07/06/2019

Anarriê! Foi aberta a contagem regressiva para a 19ª edição do Maior Arraial da Amazônia. A prefeita Teresa Surita anunciou nesta sexta-feira, 7, todas as novidades para Boa Vista Junina 2019, durante coletiva no Palácio 9 de Julho. A festa vai ocorrer de 19 a 23 de junho, na Praça de Eventos Fábio Marques Paracat e na Praça Velia Coutinho, com expectativa de público de aproximadamente 200 mil pessoas durante as cinco noites.

A prefeitura garantiu total apoio para que as quadrilhas pudessem se organizar e disputar o concurso de quadrilhas, repassando R$ 640 mil para os 24 grupos, sendo 12 quadrilhas do grupo de Acesso e 12 do grupo especial. A quadrilha vencedora vai representar Boa Vista fora do Estado, com todas as passagens aéreas custeadas pela prefeitura.

Realmente, a festa é linda e contagiante, gera muito recursos para economia local - Teresa Surita

Então este título, o Maior Arraial da Amazônia, a gente tem um imenso orgulho e nós devemos ele a todos os quadrilheiros que fazem a festa. Realmente, a festa é linda e contagiante, gera muito recursos para economia local. As pessoas participam de verdade. É uma festa de família e este ano temos novidade e eu espero todo mundo , destacou a prefeita Teresa Surita.

O presidente da Federação das Quadrilhas Juninas de Roraima (Ferquaj), João da Cruz, ressalta que, mesmo reduzindo as noites do evento por conta da crise financeira que o país enfrenta, a prefeitura não deixou de investir na qualidade da festa e garantiu o repasse integral às quadrilhas para que todas pudessem se organizar e participar do concurso.

O evento contou com a participação da Banda Forró Kangaia animando os convidados com um esquenta de São João

Mais uma vez, a prefeita Teresa surpreende com a estrutura que ela monta para receber as quadrilhas. E como quadrilheiro, isso nos honra muito. O público pode esperar uma grande apresentação dos grupos, que a cada ano, o nível melhora. Acesso ou especial, cada um dá o seu melhor em busca do 1º lugar” , garantiu.

A 19ª edição do Maior Arraial da Amazônia traz o tema: "Boa Vista Junina - A chama que aquece o meu coração"

Estrutura – A estrutura deste ano segue o padrão do ano anterior, remodelada e com ênfase a permitir maior interação do público com o novo ambiente. A Arena Junina, onde acontece o concurso de quadrilhas e a apresentação de grupos folclóricos será montada na Praça Velia Coutinho. Para receber o público, serão instaladas três alas de arquibancadas com cobertura, sendo cinco mil lugares para os espectadores.

Neste ano, o Espaço Caipirão, ponto de encontro das famílias, conta com novidades e abrigará a Feirinha da Orla; a Casa de Tradição Junina, um espaço temático de interação com o público que vai também abrigar o Museu Cultural; e o Mercado Caipira.

Praça de alimentação – A Praça de Alimentação será a maior de todas as edições do arraial, com 2.800 metros quadrados e será toda coberta. O Boa Vista Junina trará a gastronomia de várias regiões do Brasil e vai contar com 50 ambulantes rotativos, 90 barracas secundárias de bebidas e comidas rápidas, 16 primárias na praça de alimentação, 30 brinquedos e um parquinho.

Paçoca – E o que já tradição a cada edição fica maior e ainda melhor. A Maior Paçoca do Mundo este ano, será de 1 tonelada e 25kg, e será servida na tenda de Tradição Junina.

Economia/geração de emprego e renda – A prefeitura investiu 2,7 milhões no Boa Vista Junina. A expectativa é movimentar 12 milhões na economia do município. O arraial deve gerar cerca de 500 postos diretos de trabalho outros 1.000 indiretos.

Segurança – Para garantir a segurança de todos, a prefeitura instalará cerca de 34 câmeras em pontos estratégicos da praça e equipes da Guarda Municipal vão monitorar em tempo real. Serão 80 guardas municipais e trabalhando por noite, e ainda contará com o auxílio da Polícia Militar de Roraima, Corpo de Bombeiros e Samu. Também 20 agentes de trânsito atuarão por noite, auxiliando no trânsito do local e orientando os condutores.

Espaço Kids – A criançada terá um espaço garantido, com brinquedos, espaço para pintura, brincadeiras lúdicas, fraldário, cantinho da amamentação. Tudo pensando com muito carinho para os pequeninos.

Internet – Tudo que rolar no BV Junina poderá ser compartilhado em tempo real. Tudo porque a Praça Fábio Paracat e Velia Coutinho contam com Wi-Fi gratuito para os visitantes. A prefeitura disponibilizará internet capaz de atender 800 dispositivos simultaneamente. Levando em consideração a rotatividade de pessoas durante cada noite, a expectativa é atender mais de cinco mil dispositivos por dia.

Atração – O Boa Vista Junina contará com atrações locais e uma atração nacional: a banda paraibana Magníficos, que vai trazer para o Maior arraial da Amazônia no dia 19, primeira noite de arraial, aquele ‘forrozinho’ tradicional e romântico e toda sua história musical que marcou época.

A coletiva contou com a participação de quadrilheiros, representantes dos grupos folclóricos, presidente da Ferquaj e da Associação Cangaceiros do Thianguá e convidados.

fotos: https://www.flickr.com/photos/170294565@N07/albums/72157708979340511