ACOMPANHE A PREFEITURA NAS REDES SOCIAIS Facebook Twitter Youtube SoundCloud Instagram
Home|Notícias|Boa Vista ultrapassa meta geral de vacinação contra a gripe
NOTÍCIAS
Saúde
10/06/2019 14h58
Boa Vista ultrapassa meta geral de vacinação contra a gripe

Jornalista: Jéssica Ferri

 

 

Após quase dois meses de trabalho intenso, a Prefeitura de Boa Vista não só atingiu a meta nacional de vacinação contra a gripe, como também ultrapassou os números, mostrando que uma equipe unida e uma gestão comprometida com o bem-estar das pessoas conseguem ir além.

 

A campanha em Boa Vista se iniciou antecipadamente no dia 8 de abril e seguiu até dia 31 de maio. Em números gerais, o município atingiu 92,45% de cobertura vacinal, quando a meta era 90%. Foram aplicadas 76.359 mil doses da vacina.

 

Segundo o coordenador municipal de imunização, Romildo Azevedo, desde o início da campanha, a Prefeitura desenvolveu diversas ações de vacinação para facilitar o acesso aos públicos prioritários em escolas, creches, nas casas dos pacientes acamados e nas próprias unidades básicas de saúde, além do dia ‘D’ de vacinação.

 

Romildo Azevedo - coordenador municipal de imunização

 

“Foi um trabalho intenso para garantir que as pessoas tivessem acesso a vacina, principalmente as crianças, que dependem dos pais e não podem procurar sozinhas a imunização. A prefeitura garantiu que todas as salas de vacinas da rede municipal estivessem abastecidas para atender a população alvo”, destaca.

 

A vacina contra a gripe é estrategicamente direcionada às populações com maior chance de complicações que podem produzir casos graves da doença, internações e óbitos. Essa é uma recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS).

 


 

Cobertura – Os grupos das crianças (84,02%), trabalhadores de saúde (77,18%), gestantes (86,25%) e puérperas (85,46%) estão bem perto, porém, ainda não atingiram as metas individuais. Segundo Romildo, ainda é possível contabilizar as doses da vacina até o fechamento do sistema, previsto para o dia 14 deste mês.

 

Enquanto isso, os grupos de indígenas (97,68%), idosos (107,42%), professores (127,37%) e comorbidades - quando duas ou mais doenças estão etiologicamente relacionadas – (119,09%) foram além do previsto.

 


 

O Ministério da Saúde estendeu a vacinação até o dia 14 de junho. Nesta fase, as doses restantes da vacina foram disponibilizadas também para o público geral nas unidades básicas enquanto durarem os estoques.

 

Os pais de crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto) e trabalhadores da saúde que ainda não se vacinaram, devem procurar a vacina nas unidades básicas o mais breve possível.

 

FALE BOA VISTA LIGUE 156
Prefeitura Municipal de Boa Vista, Trabalhar e Cuidar das pessoas
Prefeitura Municipal de Boa Vista
Palácio 9 de Julho | Rua General Penha Brasil, 1011 - São Francisco | CEP: 69305-130 TELEFONE: 156 | Boa Vista - Roraima - Brasil