Cidadania

Fórum Nacional da Primeira Infância lota Teatro Municipal e emociona público

Nesta quarta-feira, 12, o evento de abertura no Teatro Municipal não foi apenas de exposição e discussões a respeito do tema, mas também de emoção entre o público composto por mais de mil pessoas.

Por Shirleia Rios

12/06/2019

Boa Vista está sediando pela primeira vez o Fórum Nacional da Primeira Infância que traz o tema: “O poder transformador do cuidado nos primeiros anos de vida”. Nesta quarta-feira, 12, o evento de abertura no Teatro Municipal não foi apenas de exposição e discussões a respeito do tema, mas também de emoção entre o público composto por mais de mil pessoas.

O fórum começou bem diferente. Com as luzes apagadas, olhos fechados e cheirinho de bebê por todo o ambiente, os participantes passaram uma experiência sensorial auditiva, na qual puderam vivenciar os seis primeiros anos de vida de uma criança. Tudo isso em um minuto.

Em seguida, foi a vez da experiência visual. Crianças da rede municipal de ensino, de 3 anos de idade fizeram uma apresentação no palco com cantigas, brincadeiras de roda, promovendo a interação e integração entre elas, professores e cuidadores, o que já ocorre no dia a dia delas no ambiente escolar.

O evento contou com a presença de autoridades, como o governador do Estado, Antônio Denarium, secretários municipais, acadêmicos, o presidente do MDB, Romero Jucá, profissionais de diversas áreas, convidados, entre outros, além do ministro da Cidadania, Osmar Terra, que esteve entre os palestrantes.

Homenagem ao ministro Osmar Terra (Foto: Jackson Souza)

A prefeita de Boa Vista, Teresa Surita fez a abertura oficial do evento e foi a primeira a palestrar, mostrando o trabalho voltado à primeira infância desenvolvido em Boa Vista e os resultados de obtidos ao longo dos anos. O ministro Osmar Terra, precursor do assunto primeira infância no Brasil, foi o segundo a falar à plateia.

“Nós temos hoje uma política integrada entre saúde, educação, social, comunicação, finanças, porque nós trabalhamos com recursos próprios e, muitos parceiros, porque esses parceiros nos trazem os conhecimentos e nós, colocamos o conhecimento em prática. Você tem toda uma estratégia trabalhada, integrada para poder atender às famílias, principalmente as mais pobres”, disse a prefeita.

Prefeita Teresa Surita: “Nós temos hoje uma política integrada entre saúde, educação, social, comunicação, finanças, porque nós trabalhamos com recursos próprios e muitos parceiros que nos trazem os conhecimentos e nós, colocamos o conhecimento em prática"

O ministro foi homenageado e convidado a ser padrinho da “Capital da Primeira Infância”. O convite foi prontamente aceito.

“Fiquei muito emocionado com a receptividade, com a homenagem, com o carinho da prefeita em suas palavras. E isso é um compromisso, é o que fica em nossa vida. A gente não dura muito. O que fica da vida é isso”, frisou Osmar.

Ministro Osmar Terra foi convidado a ser padrinho da “Capital da Primeira Infância

Participantes – Autoridades e especialistas, de renome nacional e internacional, passaram pelo evento. Nesse primeiro dia, a pediatra Mary Eming Young, foi uma dos que dividiram conhecimentos sobre o que hoje é considerado excelência no cuidado com a primeira infância. Atualmente, ela é consultora sênior do Centro de Desenvolvimento Infantil da Fundação de Pesquisa para o Desenvolvimento da China e assessora sênior do Centro para o Desenvolvimento da Criança da Universidade de Harvard.

Mary Eming Young - Consultora sênior do Centro de Desenvolvimento Infantil da Fundação de Pesquisa para o Desenvolvimento da China e assessora sênior do Centro para o Desenvolvimento da Criança da Universidade de Harvard.

A professora do Departamento de Enfermagem em Saúde Coletiva e membro do Comitê Científico do Núcleo Ciência pela Infância, Anna Maria Chiesa palestrou sobre “ A contribuição da saúde no fortalecimento da parentalidade positiva ”, seguida pelo presidente da Associação de Jornalistas de Educação (Jeduca), Antônio Gois , que falou sobre “C omunicação em favor da primeira infância ”.

Anna Maria Chiesa palestrou sobre “A contribuição da saúde no fortalecimento da parentalidade positiva”

A mesa redonda do primeiro dia teve como moderador o secretário Nacional de Articulação e Parcerias do Ministério da Cidadania, Eduardo Queiroz, com direito a participação da plateia e troca de experiências. A estudante de Pedagogia, Enilde Rodrigues está entre os inscritos do fórum e considera o evento como de grande importância, não apenas para ela, mas a todos que trabalham e se interessam pelo assunto da primeira infância.

Palestrantes do evento

“Eu gostei muito de tudo que vi no fórum. Tinha ouvido falar em primeira infância e tenho certeza que vou levar esse conhecimento para a vida, para minha profissão. É um privilégio poder ouvir tantos especialistas, até mesmo de renome internacional dividindo tanto conhecimento”, destacou a acadêmica.

Boa Vista a capital da Primeira infância

A prefeitura iniciou a política de cuidados com a primeira infância em 2013, ao criar o programa Família que Acolhe (FQA), hoje referência no Brasil e em outros países como Estados Unidos. Com foco no desenvolvimento infantil, o FQA integrou os serviços nas áreas de saúde, educação, gestão social e comunicação para mulheres e crianças, da gestação até os seis primeiros anos de vida. Em seis anos, o FQA atendeu 14.490 famílias e atualmente são 4.398 participando ativamente do programa.

Desde 2017, por meio do programa de Visitação Domiciliar, as famílias recebem os profissionais em casa e nos Centros de Referência da Assistência Social (Cras), ampliando o número de pessoas atendidas. São 72 profissionais envolvidos, sendo 60 visitadores que atendem às famílias em casa a cada 15 dias. Duas vezes ao mês, as famílias participam de encontros da primeira infância nos Cras. O foco do programa é o acompanhamento de crianças da gestação aos 3 anos de idade.

O cuidado e os investimentos feitos na gestão Teresa Surita renderam a Boa Vista o título de Capital da Primeira Infância.

Palestrantes do 2º dia do Fórum Nacional da Primeira Infância:

· Vital Didonet – professor, especialista em Políticas para a Primeira Infância na Rede Nacional Primeira Infância;

· Claudia Maria Costin – diretora do Cento de Excelência e Inovação em Políticas Educacionais (CEIPE) da Fundação Getúlio Vargas;

· Andrea Torres – especialista sênior em Desenvolvimento da Primeira Infância da Fundação Bernard Van Leer;

· Mariana Luz – CEO da Fundação Maria Cecília Souto Vidigal;

· Sam Sternin – consultor da Fundação Bernard Van Leer.

As apresentações especiais emocionaram as mais de mil pessoas presentes no evento de abertura
0

Fotos do evento nos links:

http://tiny.cc/xp367y

http://tiny.cc/iq367y

http://tiny.cc/ar367y