Social

Fórum Nacional - Palestrantes conhecem de perto trabalho voltado à Primeira Infância em Boa Vista

Os especialistas vieram para o Fórum Nacional da Primeira Infância e puderam conferir o trabalho desenvolvido pela prefeita Teresa Surita que envolve ações integradas de saúde, educação e social.

Por SEMUC

12/06/2019

Jornalistas: Shirleia Rios e Emanuele Pasqualotto

Pela primeira vez, Boa Vista vai sediar o Fórum Nacional da Primeira Infância, cuja abertura será nesta quarta-feira, 12, a partir das 8h, no Teatro Municipal. Um dia antes, os palestrantes do evento tiveram uma programação intensa na capital, onde puderam conhecer de perto todo o trabalho desenvolvido em Boa Vista voltado à primeira infância, em diversos pontos da cidade.

Além dos palestrantes, a comitiva contou com a participação dos secretários municipais e do vice-prefeito Arthur Henrique, além de outros representantes de importantes instituições como a Fundação Bernard Van Leer (da Holanda) e Maria Cecília Solto Vidigal, e também do Ministério das Cidades.

A comitiva percorreu por locais onde a política pública em prol da primeira infância é aplicada na gestão da prefeita Teresa Surita. O primeiro ponto foi o Família Que Acolhe (FQA), onde os palestrantes conferiram todo trabalho da rede, que envolve as ações integradas de saúde, educação e social, feito desde a gestação até 6 anos de idade. Em seguida, no Hospital Infantil Santo Antônio, conheceram sobre o atendimento hospitalar humanizado que é feito com as crianças.

A prefeita Teresa Surita destacou a importância de receber os profissionais em Boa Vista, principalmente quando um evento tão grande como o Fórum Nacional da Primeira Infância vai acontecer na cidade, expandindo a política da primeira infância não apenas na capital, mas também em todo o Brasil.

Nós trouxemos para cá, as maiores autoridades em todas as áreas, de justiça, saúde, da imprensa, educação e com isso as pessoas estão muito interessadas em participar do evento. Conseguimos lotar 1100 lugares no teatro, o que nos surpreendeu e mostra que temos uma grande responsabilidade”, frisou.

O promotor de justiça de São Paulo, Luiz Antônio Miguel Ferreira, que também será um dos palestrantes do fórum, ressaltou que teve uma avaliação muito positiva de tudo o viu em Boa Vista voltado à primeira Infância.

Eu vejo que a Primeira Infância aqui realmente tem um tratamento diferenciado. Como promotor de justiça, trabalho com 28 cidades no Pontal do Paranapanema, no Estado de São Paulo, e a gente tem algumas edificações que são comuns, por exemplo, a Proinfância, mas a Casa Mãe, o primeiro projeto que visitamos (FQA), é algo bem diferenciado. Eu achei bem interessante. E talvez se conseguíssemos implantar em outra cidade seria muito interessante, porque você dá um atendimento integral para a criança. A comunidade tem muito a agradecer pelo que está sendo feito pela primeira infância”, disse.

O grupo conferiu ainda as intervenções denominadas “Caminhos da Primeira Infância” que foram preparadas especialmente para as crianças localizadas no bairro Nova cidade, com a parceria da Fundação Bernard Van Leer, que incluem obras de infraestrutura, espaços públicos verdes, espaços lúdicos, para interação de pais e filhos, mobilidade para as famílias, entre outras intervenções que envolve o projeto Urban95.

Em seguida conheceram o Centro de Referência em Assistência Social (Cras) Silvio Leite, onde é feita a identificação de famílias com vulnerabilidade social. Os centros são a porta de entrada para os programas sociais e da rede do FQA. A Casa Mãe – núcleo Pintolândia, que é a extensão do FQA, foi outro ponto visitado, assim como a Proinfância Waldinete de Carvalho Chaves, localizada no bairro Sílvio Botelho, onde conheceram as metodologias aplicadas na educação infantil, o ensino diferenciado e a qualidade da merenda escolar.

No final da tarde, a prefeita Teresa recebeu a comitiva dos palestrantes na sala de reuniões em seu gabinete. Anna Chiesa, membro do Comitê Científico do Núcleo Ciência pela infância e palestrante do evento, também faz uma avaliação muito positiva da visita.

“Foi possível encontrar em todos os espaços, profissionais trabalhando com muita paixão, apresentando alguns conceitos complexos de maneira bastante simples, vendo sempre as famílias prestando bastante atenção, as crianças brincando livremente. Percebemos que os espaços constituídos aqui na cidade de Boa Vista são convergentes com tudo aquilo que se apregoa, de termos espaços para a criança se desenvolver, brincar, interagir e as famílias terem oportunidade de receberem essas orientações”, concluiu.

O Fórum – Mais de mil pessoas, entre autoridades, profissionais e estudantes de diversas áreas vão participar do Fórum Nacional da Primeira Infância, que tem o objetivo de sensibilizar, compartilhar as melhores práticas na promoção em diversas áreas de atuação e e stimular a sociedade a atuar na promoção contínua e responsável do desenvolvimento da primeira infância, fase que vai da gestação aos seis anos de vida.

Especialistas nacionais e internacionais das áreas de saúde, educação, social, urbanismo, tecnologia e comunicação falarão sobre a necessidade de investir na fase considerada a mais importante para o desenvolvimento humano, além de mostrarem resultados obtidos em estudos sobre o tema.