Cidadania

Primeira Infância Fórum Nacional vai debater o poder transformador do cuidado nos primeiros anos de vida

Especialistas nacionais e internacionais abordarão sobre a fase considerada a mais importante para o desenvolvimento humano. Boa Vista é referência no tema.

Por Gleide Rodrigues

11/06/2019

O cuidado nos primeiros anos de vida estará no centro dos debates em Boa Vista esta semana. Nesta quarta-feira (12) e na quinta-feira (13), a prefeitura promove o Fórum Nacional da Primeira Infância, no Teatro Municipal, a partir das 8h. Mais de mil pessoas, entre autoridades, profissionais e estudantes de diversas áreas participarão do evento.

O fórum tem o objetivo de sensibilizar , compartilhar as melhores práticas na promoção em diversas áreas de atuação e e stimular a sociedade a atuar na promoção contínua e responsável do desenvolvimento da primeira infância, fase que vai da gestação ao seis anos de vida.

Especialistas nacionais e internacionais das áreas de saúde, educação, social, urbanismo, tecnologia e comunicação falarão sobre a necessidade de investir na fase considerada a mais importante para o desenvolvimento humano, além de mostrarem resultados obtidos em estudos sobre o tema.

Para a prefeita Teresa Surita, o fórum é uma oportunidade de destacar a importância dos cuidados com as crianças e discutir políticas públicas voltadas à primeira infância, algo que já é marca de sua gestão desde 2013.

“Nós, como prefeitura, temos um trabalho muito sério voltado aos cuidados nos primeiros anos de vida, porque sabemos que dessa forma podemos oferecer oportunidades melhores de desenvolvimento às nossas crianças. O nosso objetivo agora é fazer com que a sociedade entenda e abrace essa causa e que essa política pública continue. O fórum é fundamental porque coloca o tema em debate e apresenta resultados práticos”, disse.

Boa Vista, c apital da Primeira infância

A prefeitura iniciou a política de cuidados com a primeira infância em 2013, ao criar o programa Família que Acolhe (FQA), hoje referência no Brasil e em outros países como Estados Unidos.

Com foco no desenvolvimento infantil, o FQA integrou os serviços nas áreas de saúde, educação, gestão social e comunicação para mulheres e crianças, da gestação até os seis primeiros anos de vida. Essas ações visam o desenvolvimento integral dos pequenos cidadãos de Boa Vista e oferecer mais oportunidades à futura geração.

Em seis anos, o FQA atendeu 14.490 família e atualmente são 4.398 participando ativamente do programa. Os beneficiários têm acesso a serviços de saúde, vagas garantidas em creches e escolas, além de receberem orientações sobre os cuidados corretos c om os filhos e a importância do fortalecimento dos vínculos afetivos para o desenvolvimento integral da criança.

Desde 2017, o serviço é descentralizado por meio do programa de Visitação Domiciliar. As famílias recebem os profissionais do programa em casa e nos Centros de Referência da Assistência Social (Cras), ampliando o número de pessoas atendidas. São 72 profissionais envolvidos, sendo 60 visitadores que atendem às famílias em casa a cada 15 dias. Duas vezes ao mês , as famílias participam de encontros da primeira infância nos Cras. O foco do programa é o acompanhamento de crianças da gestação aos 3 anos de idade.

Palestrantes do Fórum Nacional da Primeira Infância:

· Teresa Surita prefeita de Boa Vista ;

· Osmar Terra – ministro da Cidadania ;

· Luiz Antônio Miguel Ferreira – promotor de justiça de SP;

· Mary Young- Mary Eming Young consultora sênior do Centro de Desenvolvimento Infantil da Fundação de Pesquisa para o Desenvolvimento da China e assessora sênior do Centro para o Desenvolvimento da Criança da Universidade de Harvard ;

· Anna Maria Chiesa professora do Departamento de Enfermagem em Saúde Coletiva e membro do Comitê Científico do Núcleo Ciência pela Infância ;

· Antonio Gois jornalista e presidente da Associação de Jornalistas de Educação (Jeduca) ;

· Vital Didonet professor, especialista em Políticas para a Primeira Infância na Rede Nacional Primeira Infância ;

· Claudia Maria Costin – diretora do Cento de Excelência e Inovação em Políticas Educacionais (CEIPE) da Fundação Getúlio Vargas;

· Andrea Torres – especialista sênior em Desenvolvimento da Primeira Infância da Fundação Bernard Van Leer;

· Mariana Luz CEO da Fundação Maria Cecília Souto Vidigal ;

· Sam Sternin consultor da Fundação Bernard Van Leer .