Social

Boa Vista - Bairro Nova Cidade vai receber praça totalmente adaptada para a Primeira Infância

Por Shirleia Rios

17/07/2019

É no bairro Nova Cidade, zona Oeste da capital, que a Prefeitura de Boa Vista está construindo uma praça que será modelo para o país e para o mundo. O diferencial do espaço está no pioneirismo de implantar diversas novidades para os pequeninos, como brinquedos com faixas etárias específicas e banheiro familiar.

O local faz parte do Caminho da Primeira Infância, um trajeto muito usado pelas crianças, e que conta com atrativos que aumentam os momentos de interação e fortalecimento de vínculos entre pais e filhos.

As obras já estão 60% concluídas e acontecem através de recursos do Ministério do Turismo. Toda essa preparação contempla o “Caminhos da Primeira Infância”, que faz parte do projeto Urban95, desenvolvido em parceria com a Fundação Bernad Van Leer e que visa adaptar a cidade às necessidades da primeira infância.

A prefeitura está preparando Boa Vista para que a cidade proporcione um olhar diferenciado, com cuidados e prioridades com quem tem 95 centímetros, altura de uma criança de 3 anos de idade. Por isso estão sendo promovidas mudanças duradouras nos cenários da cidade que moldam os primeiros anos da vida das crianças.

O objetivo da gestão municipal é apoiar áreas urbanas mais saudáveis, seguras e estimulantes para crianças pequenas, para os que cuidam delas, e para todos. Um trabalho voltado para estimular a criança e trazer mais segurança na locomoção entre os equipamentos públicos.

“Essa praça ter á tudo que a gente já colocou desde 2013 na evolução dos nossos projetos. Por exemplo, o piso é de alta resistência em paver. Vai ter academia aberta, banheiro familiar, onde tem o espaço para trocar o bebê. Lanchonetes com novo padrão, que a gente está usando nas praças modernas, quadra de vôlei de areia, espaço para piquenique, um campo de futebol com grama sintética society quadra coberta e quadra poliesportiva coberta”, destacou a prefeita Teresa Surita.

Teresa também destacou que o maior diferencial é que a praça ter á dois playgrounds, um para criança de até seis anos e outro para criança acima de seis anos. “Porque nas outras praças, as crianças menores não conseguiam brincar. Ou seja, agora ter á um playground da primeira infância. Também ter á guarita e equipamentos comuns de ginástica. É uma praça completa, além do paisagismo, acessibilidade, com todos os equipamentos que a prefeitura já fez em outras praças”, disse.

Caminhos da Primeira Infância – Trata-se de uma área que está sendo adaptada para que as crianças transitem com segurança pelos equipamentos públicos do bairro. No caso do bairro Nova Cidade, primeira área onde o projeto está sendo implantado, tem a Unidade Básica de Saúde, o Centro de Referência em Assistência Social (Cras), duas escolas, a creche que está em construção, a Casa Mãe e a Nova Praça, totalmente revitalizada.

Além disso, entre um serviço público e outro, são feitas diversas intervenções na infraestrutura, como calçadas adaptadas e acessíveis para que todas as crianças andem em segurança na região, também coloridas, onde os pais podem brincar com os filhos enquanto chegam ao seu destino, abrigo de ônibus interativo para proporcionar um momento divertido enquanto a família espera a chegada do ônibus.

Nas escolas, os desenhos dos alunos feitos em sala de aula, foram replicados nos muros, assim, ao passar pelo local, todos poderão apreciar as obras dos pequenos artistas da rede municipal de ensino.

Boa Vista Capital da Primeira Infância

Desde 2013, a prefeita Teresa Surita vem desenvolvendo um trabalho voltado às crianças. A rede do Família Que Acolhe, uma política pública integrada que envolve saúde, educação e social, que cuida da criança desde a gestação até os seis anos de idade, marcou o início de uma nova geração e fez com que Boa Vista fosse conhecida como a Capital da Primeira Infância. Um programa tão importante que Boa Vista passou a ser referência em todo Brasil e até fora.

A partir daí, todas as ações passaram a ser pensadas e planejadas para as crianças, tanto a infraestrutura da cidade, como na área de tecnologia, nos abrigos de ônibus. Praças e escolas ganharam playground com piso emborrachado. O terminal de ônibus Luiz Canuto ganhou o cantinho da criança. Merenda nas escolas de qualidade, escolas e casas mãe estruturadas, aulas de robóticas, médicos que se vestem de heróis no hospital, praças interativas, elaboração do curriculum da educação infantil e muito mais. Hoje ,  várias instituições são parceiras da prefeitura e ajudam a fazer uma cidade com o olhar para a primeira infância

A gestão municipal incorporou o desenvolvimento da primeira infância no planejamento da cidade, com objetivo de criar áreas urbanas mais saudáveis, seguras e estimulantes para crianças (Fotos: Fernando Teixeira)