ACOMPANHE A PREFEITURA NAS REDES SOCIAIS Facebook Twitter Youtube SoundCloud Instagram
Home|Notícias|BV129Anos - Estudante de música é a primeira indígena a apresentar um repertório erudito no Teatro Municipal
NOTÍCIAS
Cultura
05/07/2019 16h28
BV129Anos - Estudante de música é a primeira indígena a apresentar um repertório erudito no Teatro Municipal

Hemily Thainá é estudante do Curso de Licenciatura em Música da UFRR e veio da Comunidade Araçá, em Amajari (Foto: Andrezza Mariot)

Jornalista: Fábio Cavalcante

Boa Vista está prestes a completar 129 anos e sua história está diretamente ligada à cultura indígena, cada vez mais fortalecida. E nesta quinta-feira, 4, o espetáculo “Ciclo das Quintas”, que abriu as comemorações de aniversário da cidade no Teatro Municipal, foi marcada de forma especial: uma estudante indígena de Música foi uma das solistas principais do concerto.

Com raízes originadas na Comunidade Araçá, em Amajari, Hemily Thainá é acadêmica do Curso de Licenciatura em Música da Universidade Federal desde 2016 e fez parte do Coral Universitário da instituição que se apresentou junto à Orquestra de Câmara do Instituto Boa Vista de Música, onde apresentaram a obra “Gloria”, de Antônio Vivaldi. Desde pequena é envolvida com a música, principalmente na igreja.

A estudante interpretou duas peças, sendo a primeira “Laudamus Te”, um dueto com a também estudante de música Magnácia Saboia, e um solo com a obra “Qui sedes ad dexteram Patris”. Para Hemily, foi uma grande honra participar do concerto, especialmente por ser a primeira indígena a apresentar um repertório erudito no Teatro Municipal.

“Para mim foi algo incrível, uma oportunidade maravilhosa. Até porque, além de ser estudante de música, sou indígena. Então, ter uma índia estudante de música cantando ópera, um canto erudito, é algo bem novo aqui. Me senti muito honrada de ter um público bastante atencioso. A perna tremeu um pouquinho, mas nós ensaiamos bastante e deu tudo certo”, disse.


A estudante apresentou duas obras de Vivaldi, sendo uma delas um dueto com a também soprano Magnácia Sabóia

Segundo o presidente do IBVM, maestro Francisco Carlos Felício, a Prefeitura de Boa Vista e o instituto sempre priorizaram a diversidade cultural e étnica nos projetos desenvolvidos, como as orquestras sinfônicas, uma vez que isso representa o caráter plural existente em Roraima.

A Prefeitura de Boa Vista e o IBVM sempre deram oportunidade, não apenas para os indígenas como também para os imigrantes. Pois somos todos uma grande família musical, com diversas culturas”, contou.  


O espetáculo desta última quinta-feira (4) abriu as programações oficiais de aniversário de 129 anos de Boa Vista

 

=> Ouça a entrevista: 

- Hemily Thainá

 

Programação – As comemorações pelo aniversário de Boa Vista continuam pelos próximos dias. Neste sábado, a partir das 15h, acontece a Corridinha Baby e a Corridinha Kids, que compõem a Corrida 9 de Julho. A concentração será na Praça Velia Coutinho. E no domingo será a vez da corrida principal, com concentração no Portal do Milênio. A largada dos percursos de 5km e 10km está marcada para as 16h50.  

FALE BOA VISTA LIGUE 156
Prefeitura Municipal de Boa Vista, Trabalhar e Cuidar das pessoas
Prefeitura Municipal de Boa Vista
Palácio 9 de Julho | Rua General Penha Brasil, 1011 - São Francisco | CEP: 69305-130 TELEFONE: 156 | Boa Vista - Roraima - Brasil