Turismo

Orla Taumanan ganha novas placas turísticas e educativas

Objetivo da sinalização é orientar visitantes, movimentar o comércio local e proporcionar aprendizado sobre a região amazônica

Por Gleide Rodrigues

16/07/2019

A Orla Taumanan é um dos principais cartões-postais de Boa Vista. Localizado às margens do rio Branco, o ponto turístico oferece belas paisagens naturais, além de restaurantes e bares. E para melhor orientação dos visitantes, o lugar ganhou novas placas turísticas e educativas.

As placas indicam os nomes e significados indígenas das plataformas, além indicar a localização de bares e restaurantes existentes no lugar. O presidente da Fetec, Daniel Lima, explicou que o trabalho de sinalização tem a finalidade de melhorar a comunicação do visitante da Orla e movimentar a economia do ponto turístico.

“Nosso objetivo é que os visitantes tenham melhor orientação e que a gente possa direcionar essas pessoas a consumirem os produtos dos nossos quiosques da Orla. Fazer com que os quiosques tenham cada vez mais movimento, gerem economia e consigam atrair mais visitantes, priorizando um melhor serviço dentro da Orla Taumanan”, disse.

Samaúma, castanhola, oiti, taperebá são algumas das árvores identificadas na Orla Taumanan

Placas educativas com o nome popular e científico foram colocadas nas árvores da Orla Taumanan. No total, 15 espécies foram identificadas. Um passeio pelo local possibilita conhecer várias árvores típicas da região amazônica como a samaúma, castanhola, oiti, taperebá e outras.

As amigas Trinith Hemmily da Silva Rodrigues e Wanessa Souza fizeram o passeio e aprovaram a iniciativa. “Achei muito interessante, porque muita gente vem para cá e não conhece as árvores, não sabe o nome. Eu não sabia e descobri hoje por causa das placas”, contou Trinith.

“Agora a gente sabe identificar os nomes das árvores. Com as placas nas plataformas também ficou mais interessante pra gente se localizar na Orla”, completou Wanessa.

As amigas Trinith Hemmily e Wanessa Souza aprovaram a iniciativa

As placas com a identificação das árvores são formas de proporcionar ao visitante mais aprendizado sobre a flora da região amazônica. “Por ser uma região de preservação ambiental, amazônica, na margem do rio Branco, com muitas árvores típicas da região, a gente faz esse trabalho de identificar as árvores para que as pessoas tenham esse momento, além de visita, turismo, interação, também de aprendizado”, concluiu Daniel Lima.

No total 15 espécies foram identificadas


Na primeira etapa de sinalização, além da Orla Taumanan, o Centro de Artesanato Velia Coutinho também está recebendo novas placas que vão orientar os turistas e moradores de Boa Vista que vistam o local.