Mais de 200 alunos disputam 3ª edição do Festival de Xadrez em Boa Vista

Por Ceiça Chaves

15/08/2019

Link das fotos: https://www.flickr.com/photos/ 170294565@N07/albums/ 72157710329667271

Para incentivar ainda mais a prática do xadrez no ambiente escolar, a Prefeitura de Boa Vista promove a terceira edição do Festival de Xadrez da rede municipal de ensino. As disputas começaram nesta quinta-feira, 15, na quadra de esportes da Escola Municipal Newton Tavares. Ao todo, 203 alunos de 35 escolas municipais estão competindo.

Ao todo, 203 alunos de 35 escolas municipais estão competindo.
O evento já faz parte do calendário escolar e envolve somente alunos do 4º e 5º ano do Ensino Fundamental. O secretário municipal de Educação, Arthur Henrique, participou da cerimônia de abertura e declarou a importância desta modalidade esportiva no cotidiano dos alunos, que interfere positivamente no desempenho em sala de aula.

“ É um evento muito aguardado tanto pelos professores quanto pelos alunos. Quando a ideia surgiu, Teresa apoiou a iniciativa e hoje é uma realidade. É importante frisar que o xadrez é uma modalidade esportiva, só que além de trabalhar a coordenação motora, trabalha também o desenvolvimento cerebral da criança, o raciocínio lógico. É uma ferramenta que trabalha corpo e mente ao mesmo tempo. Isso é muito importante, auxilia dentro da sala de aula e no desempenho acadêmico” , declarou.

De fato, o xadrez é um jogo de estímulos e respostas que contribui para desenvolvimento das capacidades cognitivas da criança: memória, imaginação, concentração e inteligência. A prática do xadrez estimula também a imaginação, a organização, o planejamento, e trabalha valores como responsabilidade, autoconfiança, respeito ao adversário e paciência.

a aluna Bruna Yumi, de 10 anos, estuda no 5º ano da Escola Pequeno Polegar e participa pela segunda vez do festival.
Concentrada no jogo, a aluna Bruna Yumi Peres, de 10 anos, se deu bem na primeira rodada. Ela que estuda no 5º ano da Escola Pequeno Polegar participa pela segunda vez do evento e declarou que pretende chegar na final.

“É um evento muito legal. Espero que desta vez eu consiga ir para a final. No 3º ano, a professora nos ensinou a jogar xadrez e no 4º ano já participei do campeonato. Hoje só não consigo ganhar do meu pai” , disse a menina, esperançosa.

A pequena Maria Klara, estava concentrada durante a primeira rodada feminina.
A pequena Maria Klara, de 9 anos, aprendeu a jogar recentemente, mas já sabe que precisa de muita atenção e concentração para fazer uma boa jogada.

“Eu ´tô achando muito legal. Se eu ganhar vou ficar feliz, se eu perder também vou ficar feliz, porque eu participei” , declarou.

O Festival de Xadrez Escolar também oportunizar a prática do esporte nas escolas com foco na capacidade cognitiva. É um conteúdo essencial das aulas de Educação Física, aplicado aos alunos do 3º ao 5º ano do Ensino Fundamental. Todos os participantes serão premiados com medalhas, e os cinco primeiros colocados de cada sexo, receberão medalhas, troféus e um jogo de xadrez. As competições vão até esta sexta-feira, 16.

Edições anteriores

Desde 2017, o evento é um sucesso e se tornou tradicional em Boa Vista. A 1ª edição ocorreu na Escola Municipal Professor Carlos Raimundo Rodrigues com a participação de 234 alunos. Em 2018, a 2ª edição já foi organizada na Escola Municipal Newton Tavares com a participação de 178 alunos do 3º ao 5º ano.