Meio Ambiente

Plano de Resíduos - Gestores e fiscais da esfera municipal participam de capacitações

A iniciativa é da Secretaria Municipal de Serviços Públicos e Meio ambiente (SPMA), em parceria com outras secretarias municipais, e faz parte das ações inseridas na implementação do Plano Municipal de Gestão de Resíduos Sólidos (PMGIRS) na capital.

Por Emanuele Pasqualotto

22/08/2019

Fotos no link: https://www.flickr.com/ photos/170294565@N07/albums/ 72157710467538721

A Prefeitura de Boa Vista iniciou na última quarta-feira, 21, uma série de capacitações para gestores e servidores que atuam nos órgãos de fiscalização da esfera municipal. A iniciativa é promovida pela Secretaria Municipal de Serviços Públicos e Meio ambiente (SPMA), em parceria com outras secretarias municipais, e faz parte das ações inseridas na implementação do Plano Municipal de Gestão de Resíduos Sólidos (PMGIRS) na capital.

Nesta quinta-feira, 22, pela manhã, foi a vez dos servidores do setor de atendimento da Central 156, que receberam orientações de como proceder em caso de dúvidas dos munícipes. A ideia é que todos os servidores dos setores de fiscalização da prefeitura participem das capacitações, simultaneamente à implementação da legislação de fiscalização ambiental que normatiza o plano, iniciado no segundo semestre do ano passado.

Nesta sexta-feira, 23, às 9h, acontece na sala de reuniões do Centro de Ciência, Tecnologia e Inovação (CCTI), a capacitação para os servidores que atuam nos setores de licitações como a Comissão Permanente de licitação e Secretaria Municipal de Obras.

De acordo com a coordenadora de Educação Ambiental da SPMA, Consolata Nóbrega, acontecerão várias reuniões e capacitações de forma abrangente. “Todas as secretarias que fazem fiscalização, entre elas a Secretaria de obras, Serviços Públicos e Meio Ambiente, Finanças, Saúde (Vigilância Sanitária) e Emhur, participarão dessas capacitações para absorver o conceito e entender como vai se encontrar essa fiscalização no município para que seja aplicada de uma forma concisa em todos os órgãos da prefeitura” destacou.

Entenda como funciona o PMGIRS

O Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PMGIRS) contempla, entre outras ações, a implantação da coleta seletiva, a instalação de ecopontos em pontos estratégicos da cidade, bem como nos bairros para entrega voluntária de resíduos recicláveis pela população. O projeto piloto da coleta seletiva nos prédios públicos já ocorre em sete escolas do município. São elas: Vovó Eurides, Rujane Severiano dos Santos, Professora Amazona de Oliveira Monteiro, Estrelinha Mágica, Hilda Franco de Souza, Doutor Silvio Leite e Professor Carlos Raimundo Rodrigues.

A partir do mês de setembro, estão previstas a ampliação para os CRAS (4) e mais 15 escolas municipais, além de unidades de saúde e secretarias municipais. O departamento de educação ambiental da secretaria segue promovendo as capacitações nos prédios públicos. Os servidores estão sendo orientados sobre a forma correta do descarte.

O lixo será separado por três tipologias – resíduos recicláveis, os orgânicos e os rejeitos. A prefeitura preferencialmente entregará os resíduos recicláveis para as associações E cooperativas de catadores de materiais reciclados. Desde 2017, os resíduos de serviços de saúde já não são mais destinados ao aterro sanitário. Possuem coleta, tratamento e destinação conforme prevê sua classificação.

Os resíduos de serviços da construção civil também deixaram de ser destinados ao aterro sanitário municipal desde o dia primeiro de março e passaram a ser destinados para áreas de triagem e transbordo licenciadas pelo município. Atualmente, são duas áreas licenciadas para este fim.