Vacinação Antirrábica - Quase sete mil animais foram vacinados neste sábado

As equipes da Unidade de Vigilância e Controle de Zoonoses (UVCZ), da Prefeitura de Boa Vista estiveram neste sábado, 14, vacinando cães e gatos nos bairros da zona Oeste da cidade.

Por Emanuele Pasqualotto

15/09/2019

As equipes da Unidade de Vigilância e Controle de Zoonoses (UVCZ), da Prefeitura de Boa Vista estiveram neste sábado , 14, vacinando cães e gatos nos bairros da zona Oeste da cidade. A ação faz parte da campanha de Vacinação Antirrábica , que se estende por todo mês de setembro . No total, 6.985 cães e gatos foram vacinados.

Os bairros abrangidos pela vacinação neste sábado foram: Caimbé, Caranã, Cauamé, Cidade Satélite, Jardim Caranã, Santa Tereza, Silvio Leite, Tancredo Neves, João de Barro, Said Salomão, Centenário, Conjunto Manaíra e a área do Pedra Pintada . Esse foi o segundo sábado da campanha de vacinação antirrábica que se estende por todo mês de setembro . A meta geral é vacinar mais de 33 mil bichinhos de estimação em Boa Vista.

O veterinário Joseney Maia de Lima explicou que a raiva é uma doença letal, que pode ser transmitida dos animais para os seres humanos e por isso, a vacinação dos bichinhos é muito importante. “É a única maneira de se prevenir a doença. Estaremos trabalhando na campanha até o dia 28 de setembro , aos sábados, lembrando que o Centro de Zoonoses também disponibiliza a vacinação em horário comercial de segunda a sexta , de forma gratuita”, destacou.

O estudante Danilo Rodrigues da Silva, morador do bairro Caranã, aproveitou a oportunidade da vacinação ocorrer pertinho de casa e levou seu animal de estimação para vacinar. “Meu cachorro às vezes foge, e pra evitar qualquer problema, eu prefiro leva-lo para vacinar. E com a vantagem que a prefeitura proporciona a vacina de forma gratuita, pois a gente não tem condições sempre de levar ao veterinário”, concluiu.

A próxima etapa da vacinação ocorre no sábado , 21, nos seguintes locais:

Logradouro

Av. A, s/n

Pérola III

Distrito Industrial

A equipe volante vai percorrer todo o bairro

Distrito Industrial

Confira as recomendações para vacinação do seu animal de estimação

Podem ser vacinados cães e gatos com mais de três meses de idade, com exceção dos animais doentes. A orientação é que os donos levem a carteira de vacinação do animal, se houver. Os animais devem ser levados com coleira e guia (cães bravos levar com focinheira), gatos devem ser levados de forma segura, de preferência em gaiolas , caixas de transporte, para facilitar o trabalho dos profissionais e evitar que fujam caso fiquem assustados.

Não é permitida a entrega de doses da vacina. Os animais são vacinados nos locais indicados ou na Zoonoses. A campanha de vacinação antirrábica vai até o dia 28 deste mês e ocorre aos sábados, em bairros diferentes, tanto em escolas, unidades básicas de saúde, shoppings, praças e equipes volantes.