Saúde

Dia D de vacinação contra o sarampo vai acontecer neste sábado em Boa Vista

A prefeitura vai disponibilizar a vacina em 21 unidades básicas de saúde, mais três escolas municipais e dois pontos estratégicos, sendo um no Pedra Pintada e outro no João de Barro.

Por SEMUC

14/10/2019

A Mobilização Nacional contra o Sarampo na capital da primeira infância será neste sábado, 19 e vai acontecer das 8h às 17h, sem intervalo para almoço. As vacinas serão aplicadas em 21 unidades básicas de saúde, três escolas municipais e dois pontos estratégicos, sendo um no Pedra Pintada e outro no João de Barro.

A vacinação é a única forma de prevenir o sarampo. O município de Boa Vista apresentou ano passado uma cobertura vacinal de 95,47%, alcançando a meta nacional, porém é necessário que as coberturas sejam homogêneas em todos os anos o que não vem acontecendo desde 2015.

“Queremos convidar todos os pais e responsáveis pelas crianças que se encontram nessa faixa etária para receber a dose da vacina neste sábado. Hoje, não temos nenhum caso confirmado da doença na capital, situação bem diferente do ano passado em que vivemos um surto,  mas ainda assim precisamos que nossas crianças sejam protegidas e isso depende de cada um de nós, pais e responsáveis”, afirmou o secretário municipal de Saúde, Cláudio Galvão.

A superintendente de vigilância em saúde, Francinete Rodrigues explica que a campanha em Boa Vista será apenas em uma etapa. “Nós optamos em realizar a campanha em uma única etapa devido a intensificações das ações de vacinação no ano passado para conter o surto da doença. É importante lembrar que a realização da campanha em uma única etapa, não inviabiliza o alcance ou a oferta da vacina em nossas unidades básicas de saúde”.

Francinete Rodrigues – Superintendente de vigilância em saúde

Números – Até o momento, já foram vacinadas segundo dados do Sistema do Programa Nacional de Imunização (PNI) 5.280 crianças menores de um ano e 5.106 de um ano de idade. Todas as crianças na faixa etária do público-alvo devem ter os cartões de vacina avaliados, caso não tenha registro, devem tomar a vacina.

Quem deve tomar a vacina – Crianças de seis meses a menores de cinco anos de idade e também os adultos de 20 a 29 anos.

O que levar – Cartão SUS e caderneta de vacinação, quem não tiver será emitida no ato da vacinação.

Locais de vacinação

UBS - Aygara Motta (Cidade Satélite),  Helio Macedo (Jardim Caranã), Dalmo Feitosa (Cauamé), Mariano de Andrade (Caranã), 31 de março, Mecejana, São Vicente, Dr.Dimitri Ramos (Alvorda), Jorge André Gurjão Vieira (Conj. Cidadão),  Silvio Leite, Arminda gomes (Jóquei Clube), Asa Branca, Olenka Macellaro, 13 de setembro, Pricumã, Lupercio Ferreira (Pintolândia), Sayonara Dantas (Senador H.Campos), Senador Helio Campos, Délio Tupinambá (Nova Cidade), Raiar do Sol e  Rubeldimar Maia (São Bento).

Escolas - Escola Municipal Laucides Oliveira (Perola), Escola Municipal Palmira de Castro (Aracelli) e Proinfância Vila Jardim (Cidade Satélite).

Pontos estratégicos - Associação de moradores (João de Barro) e Igreja Ministério Vivo em Cristo Betel (Pedra Pintada).

Bolsa família – Também no sábado, a prefeitura vai aproveitar para fazer a atualização das informações de saúde dos beneficiários do Bolsa Família e administração da vitamina A. Essa atualização será feita nos locais de vacinação contra o sarampo. Os beneficiários devem levar além da caderneta de vacinação de todos os integrantes da família, o cartão do programa e o da gestante, se houver.