Cultura

Dia da Criança - Primeira edição da Festa da Primeira Infância reúne 30 mil pessoas na Praça Fábio Paracat

Por Emanuele Pasqualotto

13/10/2019

Fotos no link:

https://flickr.com/photos/ 170294565@N07/sets/ 72157711309600767

A Praça Fábio Marques Paracat foi o local escolhido para a primeira edição da Festa da Primeira Infância, evento dedicado especialmente para comemorar o dia das crianças em Boa Vista. A atração nacional Mundo Bita com o “Show do Bita, Dentro do mundo lá fora” animou cerca de 30 mil pessoas entre crianças e adultos que esperavam ansiosos pela apresentação.

O evento, a partir deste ano faz parte do calendário oficial e integra as ações da política de Primeira Infância, adotada pelo município. Além do palco principal, a prefeitura preparou ainda espaços exclusivos para os pequenos como fraldário, espaço lúdico com a equipe do Programa Família que Acolhe, além de banheiros familiares. A Feirinha de Artesanato e Gastronomia também esteve presente e movimentou o evento.

A superintendente de Turismo da Fundação de Educação, Turismo, Esporte e Cultura – FETEC, Alda Amorim destacou que o evento superou as expectativas. “A Festa da Primeira Infância mais uma vez foi um chamamento da Prefeitura de Boa Vista e que teve uma resposta positiva. Uma praça superlotada, com a participação das famílias, nós vemos muitas crianças caracterizadas brincando, os pais acompanhando, enfim um elo muito forte e um dos objetivos do evento que conseguimos atingir essa noite”, destacou.

Festa da primeira infância é aprovada por pais e crianças

A animação e alegria das crianças assistindo ao show do Bita contagiava a quem estava por perto. A festa foi idealizada e incluída no calendário de eventos do município pensando exclusivamente em atender as diretrizes da política da primeira infância. Crianças devem se divertir como crianças.

Rogério Dantas é pai da pequena Emanuele de 3 aninhos. Ele recebeu com alegria a notícia de que a festa é do calendário oficial do município. “O dia 12 é um dia muito especial e é muito bom ter o Mundo Bita aqui como atração nacional e tendo o evento no calendário sendo feito anualmente será muito bom para as nossas crianças”, disse.

A festa rendeu até uma fantasia de Moana para Melina Sophia Sosa, de 9 anos, uma apaixonada por frequentar a praça com a família. “Eu gostei muito daqui, gosto de vir a praça e o que eu gosto mais de fazer é brincar nos brinquedos, é muito legal”, destacou.

O pequeno Samuel, de apenas 1 ano e 10 meses estava eufórico no colo do papai Halisson Diniz, que aprovou a ideia da festa e disse que sente falta de eventos acessíveis. “Temos uma certa carência com relação a eventos de entretenimento para crianças abaixo de dois anos e o evento é bastante significativo pela data em que se comemora o dia das crianças. Ele adora o mundo Bita”, enfatizou.

Sayuri Kitamura, de 8 anos assistiu todo o show atentamente ao lado da irmã Naomi Kitamura e cantou todas as músicas. “A minha música preferida é a da ”Fazendinha”, a Festa da Primeira Infância foi muito legal”, concluiu.