Educação

Educação Empreededora - Projeto “Brinquedos da Caixa” é selecionado entre os 10 melhores do Brasil em prêmio nacional

O projeto foi desenvolvido com alunos do 3º ano da Escola Municipal Valdemarina Normando Martins, coordenado pela Professora Marcela Oliveira de Melo

Por Emanuele Pasqualotto

09/10/2019

Fotos no link: https://flickr.com/photos/ 170294565@N07/sets/ 72157711263629118

O projeto “Brinquedos da Caixa”, da Escola Municipal Valdemarina Normando, Martins foi selecionado entre os 10 melhores projetos de Educação Empreendedora na etapa nacional do Prêmio Sebrae de Educação Empreendedora, que ocorre em sua primeira edição na cidade de Florianópolis, em Santa Catarina.

O projeto é coordenado pela Professora Marcela Oliveira de Melo, a única do Estado selecionada na etapa regional, que se destacou entre 1.500 projetos de todo o Brasil. O Prêmio é uma iniciativa do Sebrae, dividida em três etapas: Estadual , com entrega de troféu, Regional , com certificado para os finalistas e Nacional , com entrega de troféus Ouro, Prata e Bronze, participação em eventos de visibilidade nacional e missão técnica nacional.

O secretário municipal de Educação e Cultura, Arthur Henrique Machado, frisou que este destaque é mais uma prova do grau de excelência da educação básica no município. “É uma satisfação imensa em termos um projeto entre os 10 melhores do Brasil, em um evento nacional. Isso mostra a responsabilidade de cada educador e gestor em reforçar o aprendizado relacionado aos projetos, frutos de parcerias que se tornam muito relevantes para nossas crianças”, disse.

A professora selecionada para a etapa nacional do prêmio, Marcela Oliveira de Melo, destacou que se sente muito feliz em ter participado do Prêmio. “Foram 1.500 relatos inscritos em todo o Brasil e nós vencemos a etapa regional e viemos para Florianópolis. Conquistamos o sétimo lugar entre os 10 melhores do Brasil e o meu sentimento neste momento é de felicidade e gratidão”, concluiu.

Entenda como o Projeto “Brinquedos da Caixa” foi idealizado

O projeto foi desenvolvido com alunos do 3º ano da Escola Municipal Valdemarina Normando Martins. A professora Marcela e sua turma trabalharam o processo de reciclagem e reutilização de materiais que iriam para o lixo e criaram um plano de negócios e conscientização ambiental. O resultado foi a confecção de vários brinquedos sustentáveis.

Criou-se, então, uma loja de brinquedos ecológicos, levando os alunos a vivenciar experiências empreendedoras no ambiente escolar. A iniciativa é uma parceria entre a prefeitura de Boa Vista e o Sebrae, que já existe desde 2016 e por meio dela educadores exercem todos os anos a sua criatividade em sala de aula através do Programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP).

O JEPP está inserido no Programa de Educação Empreendedora do Sebrae Roraima, que visa promover a educação e a cultura empreendedora em sala de aula. O objetivo é oportunizar o envolvimento de gestores, coordenadores, professores, alunos e pais e fazer com que compreendam que empreender está muito além da vida empresarial.

Os alunos são incentivados a desenvolver o comportamento empreendedor e a vivenciar as etapas de um plano de negócios, que trabalha na perspectiva da sustentabilidade ambiental e social. O programa contempla a participação de 20 escolas, que trabalham os 3º e 4º ano, com mais de mil alunos envolvidos.