Saúde

Outubro Rosa - Unidade Básica do Santa Luzia promove ações de prevenção em saúde voltadas às mulheres

A ideia é promover a conscientização e a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.

Por SEMUC

18/10/2019

Jorlaista: Jamile Carvalho

A Unidade Básica de Saúde do bairro Santa Luzia promoveu nesta sexta-feira, 18, uma extensa programação voltada para as mulheres da comunidade. A ideia foi promover a conscientização e a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama, como parte da campanha Outubro Rosa.

A iniciativa incluiu palestras, roda de conversas, preventivo, autoexame de mama, teste rápido HIV, Sífilis, Hepatite B e C, teste de glicemia capilar e aferição de pressão. A diretora da unidade, Naiani Santos destaca a importância dos trabalhos desenvolvidos durante todo esse mês em todas as unidades básicas de saúde da prefeitura.

Naiani Santos – Diretora da UBS

“A campanha Outubro Rosa é mundial e aqui na unidade é uma iniciativa dos nossos servidores, proporcionando a comunidade um atendimento especial e específico sobre a prevenção do câncer de mama. Além desses atendimentos nós fazemos um trabalho preventivo orientando e dando palestras para que cada um possa ter um cuidado essencial com a saúde”.

A dona de casa, Laurinete Rodrigues, 43, participou das atividades e aprendeu os cuidados para prevenção da doença. “Achei muito importante e é melhor prevenir. A mulher precisa se conhecer, fazer os exames preventivos, eu aprendi que a idade ideal para fazer a mamografia é a partir dos 40 anos, dependendo de cada caso, na família. O outubro Rosa possibilita esse conhecimento e orientações”.

Laurinete Rodrigues – Dona de casa

Mais programações - As unidades básicas de saúde da prefeitura seguem com as programações alusivas ao Outubro Rosa, cada uma em dias e horários específicos. Na próxima segunda-feira (21), a unidade do Santa Luzia realiza palestra na Escola Vanda Aguiar e no dia 25, na Empresa Pau Brasil.