Assistência Social

Representantes de Fundação Internacional visitam os Caminhos da Primeira Infância

As representantes da Fundação Bernard Van Leer percorreram os locais que englobam o projeto dos Caminhos da Primeira Infância, adaptados para as crianças.

Por Emanuele Pasqualotto

07/10/2019

Fotos no link: https://flickr.com/photos/ 170294565@N07/sets/ 72157711237407222

A manhã desta segunda-feira, 7, foi dedicada à visita das representantes da fundação holandesa Bernard Van Leer aos C aminhos da Primeira Infância, projeto que engloba um conjunto de ações voltad a s para destacar espaços feitos especialmente para as crianças.

Claudia e Daniella ficaram encantadas com as pinturas gravadas nos muros das unidades, uma forma de chamar a atenção das crianças de forma positiva.

O primeiro local visitado foi o Centro de Referência em Assistência Social – Cras e a Escola Municipal Waldemarina Normando Martins, ambos no bairro Nova Cidade. No entorno destes locais, é possível perceber cenas específicas, com pinturas em calçadas, nos muros, todas adaptadas para os pequenos na faixa etária de até 3 anos.

O trabalho realizado com os pequenos também pôde ser mostrado.

Em seguida, o grupo se dirigiu para a Casa M ãe, a Unidade Básica de Saúde e a praça do bairro, que está em obras e deve ser entregue nos próximos meses. A prefeita Teresa Surita enfatizou que fica muito contente em poder mostrar o trabalho que é feito pela prefeitura na primeira infância.

“ A fundação Van Leer é uma grande parceira da P refeitura de Boa Vista e fico muito feliz em saber que, ao mostrar todo o nosso trabalho, estamos passando boas referências e de fato construindo um legado, tenho certeza que essa parceria só se fortalece com essa visita”, disse.

Na unidade de saúde Délio Tupinambá no Nova Cidade, conheceram todo o processo no atendimento aos pequenos

A comitiva esteve também na sede do Programa Família que Acolhe, onde puderam conhecer toda a estrutura e como é feito o atendimento para as famílias. Cada detalhe, cada etapa, como tudo é pensado e organizado para garantir o melhor para o público-alvo do programa.

A visita ao FQA encerrou com chave de ouro a passagem das representantes da Fundação à capital da primeira infância

Daniella Bem-Alttar, uma das representantes da fundação, comentou que retorna para Israel maravilhada com todo o trabalho realizado com a primeira infância.

“ É visível todo o cuidado e carinho com que as ações são feitas, todos os detalhes pensados para que o programa efetivamente funcione, como por exemplo, um banheiro adaptado para as crianças em uma praça, algo muito positivo. Retorno com excelentes impressões e certa de que a tendência é só melhorar”, frisou.

As representantes da Van Leer conheceram cada etapa realizada para o atendimento às familias no FQA

Urban95 – A Fundação Bernard Van Leer é parceira da Prefeitura de Boa Vista com o projeto Urban95, que visa o desenvolvimento de obras, baseado em dados, e tecnologias relacionadas ao planejamento urbano de Boa Vista, com fins de auxiliar o cuidado com as famílias A ideia é transformar Boa Vista em uma cidade saudável, onde bebês, crianças e suas famílias possam se desenvolver positivamente. O bairro Nova Cidade é um dos 12 bairros atendidos com essa transformação.

A cidade está sendo moldada a um olhar diferenciado, de quem tem 95 centímetros, que é a altura de uma criança de 3 anos de idade ou uma pessoa sentada em uma cadeira de rodas. Dessa forma, serão promovidas mudanças duradouras nos cenários da cidade que moldam os primeiros anos da vida das crianças.

As intervenções vão desde bancos de descanso na altura das crianças, parquinhos, calçadas e transporte público, obras de infraestrutura, espaços públicos verdes, tudo adaptado a atender as crianças, contribuindo com formação e suporte para pais e mobilidade para as famílias. Apenas Boa Vista e Recife se destacam no Brasil com a implantação do Urban 95.