Saúde

Aedes aegypti - Moradores devem ficar atentos a criadouros e manter terrenos limpos

Prefeitura alerta para os cuidados com possíveis criadouros para prevenir as doenças

22/11/2019

O município de Boa Vista registrou no último Levantamento Rápido de índice de Infestação para o Aedes aegypti (LIRAa) alto risco, com 4,8%. Para evitar a proliferação do mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya, a prefeitura tem realizado um trabalho intenso e diário de conscientização e eliminação de possíveis criadouros em todos os bairros.

De janeiro a novembro, o número de casos de Dengue aumentou em relação ao mesmo período do ano passado. Este ano, dos 1.495 casos notificados, 423 foram confirmados. No ano passado, no mesmo período, foram notificados 711, destes apenas 53 foram confirmados.

Francinete Rodrigues – superintendente de vigilância em saúde de Boa Vista

A superintendente municipal de Vigilância em Saúde, Francinete Rodrigues, explica que o número de casos tem crescido e é preciso que os moradores redobrem os cuidados com os possíveis criadouros e que fiquem atentos aos sintomas da doença. “Estamos em situação de alerta, e isso não é somente aqui em Boa Vista, mas em todo o Brasil. É preciso a colaboração de todos os moradores para que cuidem dos terrenos”, explica Francinete.

Lixo doméstico, restos de obras, entulhos e terrenos sujos aumentam proliferação

A melhor forma de evitar a dengue é combater os focos de acúmulo de água, locais propícios para a criação do mosquito transmissor das doenças. É importante não acumular água em latas, embalagens, copos plásticos, tampinhas de refrigerantes, pneus velhos, vasinhos de plantas, jarros de flores, garrafas, caixas d’água, tambores, latões, cisternas, sacos plásticos e lixeiras.

“Diariamente os nossos agentes de endemias e de saúde estão nas casas orientando a população e eliminando os possíveis criadouros nos quintais e terrenos baldios, quando necessário. Nós contamos com a parceria de todos para nos auxiliem na eliminação desses possíveis criadouros e focos”. convida o coordenador do Núcleo de Doenças transmitidas por vetores, Samuel Garça.

Samuel Garça - coordenador do Núcleo de Doenças transmitidas por vetores

Sintomas da dengue – Outra orientação é ficar atento aos sintomas e sinais da doença e procurar uma unidade básica de saúde ou pronto atendimento, pois a doença pode avançar para óbito se não tratada em tempo hábil.

A médica da família, Dra. Estela Luiza Muniz, alerta a população sobre a importância de buscar ajuda médica assim que os primeiros sintomas forem percebidos.

“Temos em circulação hoje os três sorotipos de dengue. A dengue é uma doença transmitida pelo mosquito Aedes e que vem com febre alta, dor de cabeça, nos olhos, falta de apetite além de manchas no corpo. Se perceber esses sintomas é importante buscar ajuda nas unidades de saúde ou mesmo no pronto atendimento, não deixe a doença evoluir, em caso de suspeita é fundamental procurar um profissional de saúde para o correto diagnóstico. Os profissionais estão aptos para ajudar nesses casos”, explicou.