Educação

Alunos da Escola Carmem Eugênia Macaggi conquistam 1º lugar no Torneio Municipal de Robótica

A disputa ocorreu na Sala de Multiuso do Teatro Municipal de Boa Vista e reuniu competidores do 4º e 5º anos de 10 escolas de Boa Vista.

Por Naira Sousa

22/11/2019

Fotos no link : https://www.flickr.com/gp/ 170294565@N07/v74B3X

O espírito competitivo tomou conta dos estudantes da rede municipal de ensino nesta quinta-feira, 21, durante a 2ª edição do Torneio Municipal de Robótica. A disputa ocorreu no Sala de Multiuso do Teatro Municipal e reuniu competidores do 4º e 5º anos de 10 escolas de Boa Vista.

A equipe “The Monster” da Escola Delacir de Melo Lima conquistou 2º lugar no torneio.

E quem conquistou o 1º lugar do torneio deste ano foi a equipe “Autobots”, da Escola Municipal Carmem Eugênia Macaggi . O 2º lugar ficou com a “The Monster”, da E scola Delacir de Melo Lima. Já a 3ª colocação quem conquistou foi a equipe “Os transformadores”, da E scola Laucides Oliveira.

Já a equipe “Os transformadores”, da Escola Laucides Oliveira conquistou a 3ª colocação.

Os vencedores receberam troféus, medalhas e certificado de participação. Mas para chegar aos três primeiros lugares, os estudantes tiveram que mostrar todo o trabalho executado ao longo do ano em sala de aula. Durante essa temporada, o desafio foi perceber um problema da realidade vivenciada no bairro onde residem, ou onde a escola está inserida e elaborar um projeto de intervenção.

Os alunos tiveram que projetar, programar e construir robôs capazes de realizar tarefas simples, além de vivenciarem valores, como: cooperação, respeito, empatia e trabalho em equipe.

E para chegarem à arena do torneio, eles tiverem ainda que projetar, programar e construir robôs capazes de realizar tarefas simples aprendidas durante as aulas, além de vivenciarem valores, como: cooperação, respeito, empatia e trabalho em equipe.

Os estudantes do 5º ano ‘F’, da Escola Municipal Carmem Eugênia Macaggi desenvolveram um projeto voltado a mobilidade e segurança no trânsito, o uso de faixas de pedestres inteligentes. A competidora Carla Maria representou muito bem a escola.

Junto com sua equipe a competidora Carla Maria representou muito bem a sua escola Carmen Eugênia.

Ela contou que não foi fácil conquistar o 1º lugar, mas graças ao esforço e dedicação, eles conseguiram uma excelente pontuação. “Estudamos, nos dedicamos e hoje o que não faltou foi vontade de competir e levar a premiação para a escola. Resultado de todo um trabalho em equipe”, comentou.

A professora Márcia Soares ressaltou que os alunos se dedicaram ao projeto e principalmente à competição. “O trabalho foi muito importante para todos nós. E hoje é o momento de consolidar o que trabalhamos durante todo o ano. A etapa final veio com um desafio a mais, que foi identificar um problema no bairro e achar um problema para isso, e eles estão de parabéns”, disse Márcia.

“ A tecnologia faz parte das vidas das crianças, e a implantação da robótica nas escolas vem contribuindo de forma efetiva no processo de aprendizagem nesse processo escolar, então isso é muito importante para os nossos alunos. O torneio mostra o quanto a tecnologia mudou o ensino no município”, destacou a superintendente de E ducação B ásica, Meiry Jane da Silva.

Robótica Educacional - Desde 2016, robótica é desenvolvida no Centro de Ciência, Tecnologia e Inovação (CCTI) da Prefeitura de Boa Vista. Em 2018, ela foi inserida no dia a dia dos alunos das escolas municipais.

A implantação de mais uma ferramenta de ensino em sala de aula veio para transformar o cotidiano de mais de 40 mil estudantes de Boa Vista. Com esse trabalho, Boa Vista tornou-se a pioneira no Brasil com a implantação da Robótica Educacional em 100% das turmas do 1º ao 5º ano do ensino fundamental, inclusive as localizadas nas áreas rural e indígena.

Mais de 880 professores foram capacitados para desenvolver a metodologia nas disciplinas de história, geografia, ciências, matemática e português em sala de aula.