Educação

Férias escolares - Prefeitura encerra ano letivo de 2019 com aproximadamente 42 mil alunos e muitas conquistas

As escolas municipais encerram o ano letivo nesta sexta-feira, 13. Na semana de 16 a 20, será a fase de recuperação final dos alunos do 2º ao 5º ano do Ensino Fundamental. Após este período começam oficialmente as férias escolares da rede.

Por Ceiça Chaves

12/12/2019

Fotos no link: https://www.flickr.com/photos/ 170294565@N07/albums/ 72157712163683423

As escolas municipais de Boa Vista encerram o ano letivo nesta sexta-feira, 13, com um saldo de 41.530 alunos atendidos em 2019. Na semana de 16 a 20, será a fase de recuperação final dos alunos do 2º ao 5º ano do Ensino Fundamental. Após este período começam oficialmente as férias escolares da rede, com retorno das aulas previsto para o dia 27 de janeiro de 2020.

Prefeita Teresa Surita, agradeceu a todos da educação municipal de Boa Vista.

A prefeita Teresa Surita agradeceu o trabalho de todos os servidores da educação municipal, em especial do secretário Arthur Henrique, e declarou que encerra o ano com o sentimento de dever cumprido.

“Foi um ano de tantas conquistas para educação do nosso município. Teve aumento da GID, criação da GIC, teve escola destaque no cenário nacional, teve a entrega da 15ª unidade de ensino desde 2017. A entrega do Prêmio Delacir de Melo Lima, o Oscar da Educação, que foi regada a muita emoção, comemoração e um sentimento de dever cumprido. Mais uma vez, meus parabéns a todos os envolvidos nesse trabalho lindo chamado educação”, declarou.

Avanços e conquistas de 2019

O ano foi marcado por muitos avanços e conquistas, entre eles: O Currículo da Educação Infantil; playgrounds modelos implantados em 52 escolas; Robótica Educacional fazendo parte da rotina escolar; cumprimento da proposta de campanha com a entrega da 15ª unidade de ensino desde 2017; aumento da Gratificação de Incentivo à Docência (GID), e criação da Gratificação de Incentivo aos Cuidadores (GIC).

A prefeitura também reestruturou as unidades com novos mobiliários; entregou materiais esportivos e didáticos, além de kits escolares e fardamento aos alunos da rede. Promoveu a I Feira de Iniciação Científica de Boa Vista (FEIC-BV) , que premiou 9 projetos inovadores. O Prêmio Delacir em sua sétima edição incluiu uma categoria específica para as escolas indígenas e do campo, e diferente de anos anteriores premiou 15 escolas municipais.

Destaques do ano

Marcel Aleixo e sua professora Josane Chagas, representaram bem Roraima na OLP.

Alunos e professores se destacaram a nível nacional. O indígena Marcel Aleixo, da Escola Municipal Francisca Gomes da Silva (Comunidade Serra do Truarú) chegou a semifinal da Olimpíada de Língua Portuguesa.

Os estudantes da Escola Municipal Menino Jesus de Praga, com o projeto “Construção Ecológica”, conquistaram o 1º lugar (categoria Júnior) na 15ª Feira Nordestina de Ciências e Tecnologia (Fenecit), e irão para Dubai em 2020.

O projeto “Brinquedos na Caixa” da professora Marcela Oliveira de Melo, da Escola Valdemarina Normando Martins, foi selecionado entre os 10 melhores do Brasil em Prêmio nacional de Educação Empreendedora, do Sebrae.

Já a Escola Municipal Maria Gonçalves Vieira com o projeto “Construindo um Futuro Saudável”, recebeu certificado de destaque na 3ª Feira Mineira de Iniciação Científica (FEMIC).

Edital de Matrículas: Período de Transferências já começam no sábado, 14

Pais e responsáveis por crianças em idade escolar devem ficar atentos aos prazos estabelecidos no Edital de Matrículas 2020, publicado no Diário Oficial do Município . O prazo para transferências de alunos para qualquer uma das escolas da rede será no período de 14 a 29 de dezembro . As solicitações de novas matrículas serão feitas de 2 a 19 janeiro de 2020 .

Em Boa Vista, os pedidos de matrículas são feitos exclusivamente por meio do Call Center (0800-280-3536). Neste período, o sistema funcionará de segunda-feira a domingo, das 7h às 19h.