Saúde

Febre amarela - Equipes de imunização do município vacinam na Feira do Produtor e em supermercado de Boa Vista

Intensificação da vacina continua em todas as unidades básicas de saúde

17/01/2020

Nesta sexta-feira, 17, as equipes de imunização da Prefeitura de Boa Vista ampliaram os atendimentos da vacinação contra febre amarela em dois locais estratégicos da cidade: a Feira do Produtor, no bairro São Vicente, e em um supermercado na BR-174.

O coordenador do Centro Municipal de Imunização, Romildo Azevedo, ressaltou a importância de buscar a prevenção contra a doença, devido a situação epidemiológica na Venezuela, onde foi confirmado um caso em um indígena sem histórico de vacinação, em outubro do ano passado.

A feirante Maria José estava com o cartão atualizado.

Romildo Azevedo - coordenador do Centro Municipal de Imunização

O município de Boa Vista não tem caso notificado nem confirmado de febre amarela, mas no país vizinho teve um caso confirmado, existe a crise migratória, nós temos um potencial transmissor, que é o Aedes aegypti. Por isso, que a gente está fazendo essa intensificação para proteger a nossa população”, explicou.

Maria José da Silva – feirante

Dona Maria José da Silva, 54 anos, é feirante, trabalha há mais de 10 anos na Feira do Produtor. Ela sabe da importância de cuidar da saúde e manda um recado. “ Tem gente que medo, acha que é um bicho de sete cabeças. Gente, vamos tomar a vacina, porque é a nossa saúde. Eu não deixo a minha atrasar ”, destacou.

Números parciais – Somente na primeira semana de intensificação da vacinação, compareceram para avaliação dos cartões nas unidades 2.546 pessoas, destas, 1.247 foram vacinadas, na faixa etária de 9 meses a 4 anos e de 5 a 59 anos de idade.

Público-alvo - C rianças a partir dos 9 meses de idade e adultos até 59 anos que não tenham registro da dose, além do reforço para as crianças até 4 anos, 11 meses e 29 dias. A febre amarela é prevenida pela vacina, que é segura e eficaz. Uma dose é suficiente para imunizar por toda a vida.

Casos - Atualmente o Brasil tem registros apenas de febre amarela silvestre – que é transmitida por mosquitos que vivem no campo e na floresta. Em Boa Vista não há nenhum caso registrado.

As ações de vacinação continuam nas unidades básicas de saúde da prefeitura e na próxima sexta-feira, 24, nessas duas localidades. A ideia é alcançar o maior número  possível de pessoas que ainda não receberam a vacina.