Saúde

Prefeitura capacita técnicos de enfermagem e de laboratório para coleta de materiais em exames de coronavírus

A capacitação dos profissionais faz parte das ações do Plano de Contingência em combate ao Covid-19 no município

26/03/2020

A Secretaria Municipal de Saúde promoveu nesta quinta-feira (26) uma capacitação voltada à coleta nasofaringe para o exame do novo coronavírus. A atividade aconteceu na sede da secretaria e envolveu profissionais da saúde, sendo a maioria técnicos de enfermagem que atuam nas unidades básicas de saúde e no Laboratório de Referencia Municipal.

A capacitação dos profissionais faz parte das ações do Plano de Contingencia em combate ao Coronavirus no município. Após essa capacitação os profissionais vão reforçar as equipes na coleta desses exames, na rede municipal de saúde.

Os profissionais tiveram aulas teóricas e práticas, onde foram repassados durante a capacitação o panorama da atual situação do município em relação ao Covid-19, as orientações quanto as medidas de segurança e utilização dos EPIs, além das técnicas corretas para coleta do material para o exame.

A bióloga Mayra Cruz Vasconcelos explicou que essa técnica de coleta é a mesma utilizada para a coleta de influenza e outros tipos de vírus respiratórios, mas é importante estar atento ao cuidado quanto ao manuseio dos materiais para não comprometer a qualidade e resultado do exame.

Mayra Cruz Vasconcelos - bióloga

“É importante prezar pela qualidade da amostra. A técnica precisa ser correta e realizada no dia onde se tem um pico maior de produção de carga viral elevada desse vírus no organismo, entre primeiro e sétimo dia do surgimento dos sintomas, para garantir o resultado do exame”.

O tempo utilizado para a coleta do material é de 5 minutos e o resultado sai no máximo em 72h. É feito por meio da coleta no nariz e faringe com um swab , objeto que se assemelha a um cotonete.

Vigilância epidemiológica – As equipes da vigilância epidemiológica coletam diariamente material de exames das pessoas notificadas com casos suspeitos da Covid-19. Essas coletas vão diretamente para o Laboratório Central (Lacen). Vale ressaltar que a coleta de material para exames do novo coronavírus só é feita com a indicação de um médico.