Segurança

Covid-19 - Hotéis descumprem regras de funcionamento durante a pandemia e donos são notificados

A Guarda Civil Municipal notifica em média 25 estabelecimentos comerciais diariamente por desrespeito às regras de distanciamento social na capital.

Por Naira Sousa

04/06/2020

Fotos: https://www.flickr.com/photos/ 170294565@N07/albums/ 72157714577413971

Roraima se aproxima do pico da curva de contágio pelo coronavírus, contabilizando 4.483 casos confirmados e 127 mortes, até essa quarta-feira, 3. No entanto, atitudes que colocam em risco a vida das pessoas continuam sendo frequentes em Boa Vista. A Guarda Civil Municipal (GCM), responsável pela fiscalização, notifica em média 25 estabelecimentos comerciais diariamente por desrespeito às regras de distanciamento social na capital .

Na noite dessa quarta-feira, 3, os guardas orientaram e notificaram donos de hotéis no Centro da capital, após flagrarem que os bares destes estabelecimentos estavam funcionando normalmente com a presença de clientes, o que vai na contramão das orientações sanitárias e pode causar o aumento no número de contaminados pela doença em Boa Vista.

Os empresários foram orientados a recolher as mesas e dispensar os clientes, pois eles só poderiam atender por meio de delivery e drive thru, conforme decreto municipal.  “As equipes estão atuando, tanto na fiscalização, orientação, como na notificação formal. É necessário manter o isolamento social, medida recomendada como a mais eficiente em todo o mundo. Qualquer pessoa pode denunciar pelo telefone 156, 153 e 190”, destacou o secretário municipal de Segurança, Raimundo Barros.

Medidas – Os decretos municipais que tratam do isolamento social estão mantidos e respaldados pelas recomendações do Ministério Público do Estado de Roraima (MPRR), Ministério Público Federal (MPF) e Ministério Público do Trabalho (MPR), além de seguirem diretrizes do Ministério da Saúde (MS) e da Organização Mundial da Saúde (OMS).

As medidas para reduzir aglomerações foram adotadas antes de serem registrados os primeiros casos de covid-19 em Roraima, como a suspensão de aulas, regulamentação do funcionamento do comércio durante a pandemia, suspensão de shows e eventos culturais e redução da frota de ônibus.

Além de estabelecer regras para o transporte de passageiros, interditou praias, suspendeu atividades em igrejas e templos religiosos, distribuiu máscaras, entre outras medidas. As medidas visam evitar o colapso no sistema de saúde do Estado, que já é fragilizado. É importante que a população entenda a gravidade desta doença.