Influenza Campanha de vacinação imunizou cerca de 50 mil pessoas contra a gripe

Por Emanuele Pasqualotto

30/06/2020

Foto: https://www.flickr.com/photos/ 170294565@N07/albums/ 72157714918373176

A campanha de vacinação contra a gripe se encerra nesta terça-feira, 30, com cobertura geral em Boa Vista de 66,17%. Ao todo, foram aplicadas 49.626 doses da vacina, tendo como foco principal da ação, pessoas que fazem parte do grupo prioritário, como idosos, gestantes, indígenas e crianças.

Mesmo com a campanha e ações massivas, a cobertura vacinal só foi atingida em dois grupos prioritários: idosos, com 136,78%, seguido pelos trabalhadores da saúde com 92.60%. Com os demais grupos foram: gestantes 45,38%, puérperas 56,13%, crianças 30,34%, indígenas 84,52% e pessoas na faixa etária de 55 a 59 anos 44,14%.

Diversas ações aconteceram na capital durante a campanha. Por conta da pandemia causada pela Covid-19, além das doses disponibilizadas nas unidades básicas de saúde, a prefeitura disponibilizou a vacinação em drive-trhu , para ampliar o acesso às doses da vacina e desafogar as unidades básicas nesse período.

“É importante que as pessoas que fazem parte desses grupos prioritários que não atingiram a meta que são as crianças, gestantes e puérperas busquem uma unidade de saúde para se vacinar. A vacina da gripe impede as complicações causadas pela doença. Procurem uma UBS e tomem a vacina”, afirmou a diretora de vigilância epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde, Roberta Calandrini

Com o encerramento da campanha, as doses continuam disponíveis e enquanto durar o estoque nas unidades básicas de saúde com salas de vacina, para os grupos prioritários que ainda não alcançaram a meta, exceto nas oito unidades exclusivas para atendimento à Covid-19.