Saúde

Saúde - Pesquisa sobre Covid-19 será realizada em Boa Vista a partir desta quinta-feira, 4

A pesquisa é coordenada pela Universidade Federal de Pelotas – Rio Grande do Sul e a execução dos trabalhos de campo compete IBOPE, apoiada pelo Ministério da Saúde.

03/06/2020

Boa Vista está entre as capitais selecionadas para a realização da pesquisa Evolução da Prevalência de Infecção por Covid-19 no Brasil, um estudo de base populacional. A pesquisa é coordenada pela Universidade Federal de Pelotas – Rio Grande do Sul e a execução dos trabalhos de campo compete ao Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (IBOPE), apoiada pelo Ministério da Saúde.

Aqui em Boa Vista, as equipes de entrevistadores começam as atividades nas casas a partir desta quinta-feira, 4, com término previsto para sábado, 6. Importante esclarecer que a pesquisa é uma ação independente das ações realizadas pela prefeitura no combate à Covid-19, ou seja, o município não tem nenhuma ingerência sobre o estudo.

Como vai funcionar a pesquisa

A equipe de entrevistadores aplicará um questionário sobre a existência de doenças preexistentes e possíveis sintomas da Covid-19, nos últimos 30 dias, além da realização de um teste sanguíneo rápido. A previsão é visitar cerca de 250 casas selecionadas em bairros diferentes.

A prefeitura vai auxiliar apenas com o descarte dos insumos utilizados durante as atividades, com o recebimento de sacos de lixo infectante contendo os equipamentos de proteção individual e demais materiais utilizados durante a coleta de sangue para a pesquisa, com a finalidade de proceder com o descarte correto atendendo as normas de biossegurança vigentes.