Boa Vista registra baixa notificação de Dengue em relação ao ano passado

Com a baixa nos registros, a prefeitura mantém a população alerta para sinais e sintomas em período de pandemia

29/07/2020

A Prefeitura de Boa Vista registrou no período sazonal (inverno) que compreende os meses de maio até o momento uma baixa no registro de casos notificados da Dengue no município em relação ao mesmo período do ano passado.

Entre maio ao dia 25 de julho, foram registrados 93 casos notificados, sendo que destes, apenas três foram confirmados da doença. No mesmo período do ano passado, foram 225 casos notificados e 28 confirmados.

A baixa na notificação de casos causa certa preocupação segundo a superintendente de vigilância em saúde, Francinete Rodrigues, pois é possível que as pessoas estejam adoecendo e não estão buscando as unidades de saúde.

“Acreditamos que devido ao período de pandemia que estamos vivenciando, as pessoas estão receosas em buscarem uma unidade de saúde e querendo se tratar em casa mesmo, porém queremos tranquilizar a todos que temos unidades exclusivas para atendimento à Covid-19 e as demais atendendo normalmente. Caso apareça algum sinal ou sintoma da dengue ou qualquer outra doença é importante buscar uma unidade”.

A superintendente reforça ainda a necessidade de a população estar engajada nas ações de eliminação de possíveis focos. “Queremos contar e pedir o apoio da população para que aproveitem esses dias em casa para eliminar quaisquer possíveis focos e criadouros, nos quintais e evitar as doenças transmitidas pelo Aedes, principalmente nesse período de inverno”.

Ações – Os agentes de combate as endemias estão todos os dias fazendo visitas domiciliares com eliminação de criadouros e educação em saúde, de acordo com critérios e protocolos estabelecidos pelo Ministério da Saúde.

As visitas estão limitadas apenas a área peridomiciliar (em frente, aos lados e aos fundos do quintal ou terreno), priorizando o bloqueio da transmissão em áreas com intensa circulação de vírus da dengue, zika e chikungunya.

Durante as visitas, os agentes estimulam o autocuidado da população sobre as ações de remoção mecânica dos criadouros do mosquito e outras medidas de prevenção e controle de doenças, sempre mantendo a distância mínima de dois metros ou por interfone.

Sintomas da dengue – Dores nos músculos, atrás dos olhos, costas, no abdômen, dores fortes nas articulações, febre, fadiga, mal-estar, perda de apetite, dores de cabeça, manchas avermelhadas ou náusea. Quem sentir tais sintomas, deve procurar uma unidade básica de saúde.