Esportes

Atleta de Boa Vista apoiada pela prefeitura vai compor Conselho de Natação

O anuncio aconteceu durante a live na TV CBDA na tarde dessa quarta-feira, 13.

Por Edson Ribeiro

14/08/2020

Fotos: https://www.flickr.com/photos/ 170294565@N07/albums/ 72157715486292348

A atleta roraimense Emily Bezerra Rabelo, que tem apoio da prefeitura por meio do programa Bolsa Atleta, foi convocada pelo Conselho Técnico de Base nas Maratonas Aquáticas da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA), cujo objetivo é criar políticas de desenvolvimento para a modalidade. O anuncio aconteceu durante a live na TV CBDA na tarde dessa quarta-feira, 13.

Ao todo, 16 pessoas integram o conselho, que tem a missão de apoiar e motivar os atletas nascidos de 2001 e 2007, e que apresentaram os melhores resultados em 2019 e 2020. Foi selecionado um atleta de cada estado brasileiro. Para o superintendente de Esporte da Fundação de Educação, Turismo, Esporte e Cultura (Fetec), Reny Adonay, a convocação de uma esportista apoiada pelo Bolsa Atleta é a confirmação da importância que a prefeitura dá ao esporte na capital.

“A convocação da atleta Emily vem demostrar que o Bolsa Atleta é bem aplicado, pois a prefeitura vem apoiando e incentivando os atletas locais. Prova disso é que 40 atletas são mantidos pelo programa em Boa vista”, disse Adonay.

Emily Bezerra, traz no currículo as seguintes conquistas: Recordes estaduais, categoria Infantil, prova 1500m Livre, (junho/2019), categoria Juvenil, prova 400m Livre (março/2020); recorde no Campeonato da Amazônia Ocidental, Infantil 1, prova 400m Livre (novembro/2018); Campeã Geral Rio Negro Challenge 2019, prova 2,0Km, Manaus-AM (maio/2019); Campeã Geral Rio Negro Challenge 2018, prova 1,5Km, Manaus-AM (dezembro/2018) e Bicampeã Ecopark 2019, categoria Infantil.

Para a mãe de Emilly, Joelma da Silva, o programa Bolsa Atleta tem grande importância para os atletas de Boa Vista. “Natação não é um esporte barato. Tem o traje e as viagens, são gastos que me desafiam como mãe. Então, o Bolsa Atleta veio num momento muito bom e que vem dando um incentivo maior para ela. É uma ajuda bem-vinda. Só quero agradecer a nossa prefeita por esse apoio”, disse.

Bolsa Atleta – O Programa foi criado pela prefeita Teresa Surita e é o maior programa de incentivo individual e direto a atletas, paratletas e técnicos de Roraima. O programa consiste em uma ajuda de custo, paga durante um ano pela prefeitura a atletas de alto rendimento de modalidades olímpicas. A ideia é que as pessoas atendidas pelo programa possam se dedicar com exclusividade aos treinamentos e competições.